Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Musk anuncia criação do TruthGPT, alternativa ‘verdadeira’ ao ChatGPT

Publicados

em

Elon Musk promete inteligência artificial ética e transparente
Reprodução/Instagram – 05.10.2022

Elon Musk promete inteligência artificial ética e transparente

Depois de pedir para outras empresas pararem experimentos de inteligência artificial (IA), Elon Musk anunciou que está trabalhando em uma alternativa ao ChatGPT , que se chamaraia TruthGPT (ou ‘VerdadeGPT’, em tradução literal).

Em entrevista à Fox News, Musk disse que está trabalhando em uma inteligência artificial que evitará a destruição da humanidade.

“Vou começar algo que chamo de TruthGPT ou uma IA máxima de busca da verdade que tenta entender a natureza do universo. E acho que esse pode ser o melhor caminho para a segurança, no sentido de que uma IA que se preocupa em entender o universo provavelmente não aniquilará os humanos, porque somos uma parte interessante do universo”, disse Musk.

Na entrevista, o empresário classificou o TruthGPT como uma correção do ChatGPT. A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, teve Musk como um de seus fundadores e, inicialmente, não tinha fins lucrativos. Recentemente, o bilionário tem criticado a companhia por deixar com que os incentivos de lucro falem mais alto do que a ética em inteligência artificial.

Musk, que é um dos homens mais ricos do mundo e visa lucro em todos os seus empreendimentos, afirma que o TruthGPT terá mais transparência e ética do que a concorrência.

Por enquanto, o bilionário não revelou se o TruthGPT já está sendo desenvolvido. Em março, ele discretamente fundou uma empresa de inteligência artificial chamada X.AI.

Fonte: Tecnologia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

Publicados

em

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Leia Também:  Menos de 1% dos usuários do Twitter pagam por selo de verificação

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA