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TECNOLOGIA

40% dos celulares vendidos no Brasil são Samsung; Apple passa Motorola

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Galaxy S23 e S23 Plus
Divulgação/Samsung

Galaxy S23 e S23 Plus

A Samsung foi responsável por 40,71% das vendas de smartphones no Brasil em abril deste ano, de acordo com estimativas da StatCounter. A fabricante é a líder absoluta no país, tendo bastante margem frente às demais.

Geralmente, o segundo lugar é ocupado pela Motorola, mas o cenário foi invertido em abril, quando a Apple ultrapassou a concorrente. No mês, a dona do iPhone vendeu 20,77% dos smartphones no país, enquanto a Motorola vendeu 19,99%.

A virada veio após a Apple aumentar suas vendas entre março e abril, indo de 15,67% de participação de mercado para mais de 20%. Em março, a Motorola foi responsável por 22,6% das vendas de celulares no Brasil.

Em quarto lugar, aparece a Xiaomi, em cenário estável. A fabricante chinesa teve 12,83% de fatia de mercado em abril. Em quinto lugar, aparece a LG (3,23%), que parou de produzir smartphones em 2021 . As demais fabricantes têm porcentagens próximas de 0, segundo as estimativas. Confira:

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Source: StatCounter Global Stats – Device Vendor Market Share


Fonte: Tecnologia

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TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

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OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

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Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

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