Tribunal de Justiça
TJMG participa de atividades da Marinha do Brasil em Minas Gerais

O superintendente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, participou na segunda e terça-feira (15/5 e 16/5) de exercícios militares realizados pela Marinha do Brasil na Operação Furnas, na região do lago de Furnas. O desembargador representou o TJMG na ocasião.
Autoridades militares da Marinha e civis, incluindo representantes estaduais dos poderes Legislativo e Executivo dos municípios da região, foram convidadas a acompanhar a demonstração de algumas atividades em treinamento, como ações de reconhecimento, contraterroristas, de defesa química/biológica e de ajuda humanitária. A Operação Furnas começou dia 15 e vai até 23/5.
O treinamento foi realizado na região de São José da Barra, próximo à lagoa da barragem da hidroelétrica de Furnas, no Sul de Minas Gerais, onde está instalada a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas), base operacional da Marinha com jurisdição na região.

Gilberto Diniz, presidente do TCE/MG( Crédito : Divulgação/TJMG )
A operação envolveu mais de 1.300 fuzileiros navais das unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra e da Força Aeronaval em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências, em coordenação com o Estado de Minas Gerais e outros órgãos. Este é o maior treinamento militar já realizado no estado, estando presente, na ocasião, 15 almirantes.
Na primeira fase do exercício, o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – Força de Paz (GptOpFuzNav-FPaz) realizou diversos treinamentos militares de força de paz e reação rápida. Durante as atividades, os procedimentos e técnicas utilizadas nas missões de paz são ajustados e otimizados, para permitir o rápido acionamento da Força quando necessário.
Entre os exercícios realizados, estão o controle de distúrbios, conferências comunitárias, patrulhas motorizadas e a pé e segurança de instalações. Um dos treinamentos é o comboio operativo, em que se exercitam as ações amplamente utilizadas em ambientes hostis, permitindo, por exemplo, o abastecimento de gêneros, transporte de tropas, entre outros recursos.
O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant destacou o papel cívico e social da Marinha: “Esta foi uma boa oportunidade de presenciar os treinamentos da Marinha no importante e extenso lago de Furnas, e acompanhar de perto mais uma fase da interiorização desta Força Naval pelo país. O papel cívico e social da Marinha é relevante, e foi além das expectativas”, disse.
Também esteve presente ao evento o juiz Claiton Santos Teixeira, titular da comarca de Alpinópolis, que engloba o município de São José da Barra. O magistrado falou da importância em ter uma Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil na comarca e afirmou que “o turismo e a utilização das águas na região cresce cada vez mais. A presença da Marinha contribui na fiscalização de embarcações e banhistas que frequentam o lago, conhecido como Mar de Minas”.

O comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra Leonardo Lucena, disse que “a presença da Marinha do Brasil em Minas Gerais reveste-se de relevante importância estratégica. Nesse sentido, a região de Furnas foi escolhida justamente por congregar as características ideais para os exercícios conduzidos pelos fuzileiros navais. É de se destacar que a Operação Furnas não se restringe às atividades militares propriamente ditas, sendo também parte importante da missão o seu aspecto social, assistencial e educacional à comunidade local, como o suporte de tratamento médico e odontológico, atividades culturais diversas e programas de divulgação do ingresso na carreira naval”.
GptOpFuzNav-FPaz
O GptOpFuzNav-FPaz é uma organização por tarefas, com alto grau de flexibilidade, permanência, mobilidade e versatilidade, capaz de ser empregado em uma miríade de ambientes, de acordo com as demandas da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua constituição leva em conta diversidade de gênero, apresentando 10% de seu efetivo com militares do sexo feminino, alinhando-se à agenda Mulheres, Paz e Segurança da ONU.
O GptOpFuzNav-FPaz é constituído como Força de Reação Rápida (Quick Reaction Force – QRF). Foi a primeira tropa brasileira a alcançar o mais alto grau de prontidão operativa no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (United Nations Peacekeeping Capability Resource System – UNPCRS).

Com informações da Agência Marinha de Notícias
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3330-2800
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas