Pesquisar
Close this search box.

Política

Líder da oposição anuncia obstrução para pressionar governo

Publicados

em

Imagem

Durante a Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (17/5/23), o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado Ulysses Gomes (PT), anunciou que a oposição iniciou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um processo de obstrução da pauta de votação. O objetivo, segundo ele, é cobrar do governo o envio de projetos de lei para recomposição salarial dos servidores.

Botão
Citação

Ele argumenta que a defasagem do piso estadual da educação já chega a 80% desde 2019. Caso o governo não atenda as reivindicações da oposição e dos servidores, o deputado Ulysses Gomes disse que a obstrução será estendida, a partir da semana que vem, para as comissões permanentes.

Outro objetivo da obstrução, segundo ele, é evitar a aprovação de projetos relativos à privatização de empresas estaduais, que devem ser apresentados em breve pelo Poder Executivo. Em seu pronunciamento, o deputado Leleco Pimentel (PT) também criticou o Governo do Estado e manifestou apoio ao processo de obstrução.

Assim como a deputada Bella Gonçalves (Psol), Leleco Pimentel também lembrou que nesta quarta-feira é celebrado o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Bella Gonçalves anunciou a apresentação de quatro projetos de lei sobre o tema, entre eles uma proposta para criação de um dossiê sobre violência, acolhimento e políticas públicas voltadas para o público LGBTQIA+.

Leia Também:  ALMG vai lançar frente parlamentar em apoio ao produtor de leite

A deputada ressaltou que a violência contra essa população continua sendo um problema grave no Brasil. “Entre 2000 e 2022, foram 5.635 pessoas assassinadas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Só em 2023 foram 80 mortos.”, lamentou.

Ela elogiou a iniciativa do governo federal de criar, em abril, o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. “A condição LGBT não é doença, é sobre amor e identidade. Doença está em quem propaga o preconceito”, declarou.

Em seu pronunciamento, o deputado Caporezzo (PL) criticou o governo federal por ter revogado a Medalha Princesa Isabel. Segundo ele, o presidente Lula teria se declarado contrário a uma homenagem com o nome de uma pessoa branca. O deputado também prestou uma homenagem ao ex-prefeito de Uberlândia (Triângulo Mineiro) e ex-deputado estadual Renato de Freitas.

Já o deputado Arnaldo Silva (União) elogiou o trabalho desenvolvido pelo procurador-geral de Justiça Jarbas Soares, em especial pela criação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Kurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor). O Compor tem por finalidade implementar, adotar e incentivar métodos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, as práticas restaurativas e as convenções processuais.

Leia Também:  ‘Minas grita pelo leite’: produtores querem apoio do governo e suspensão de importações de lácteos do Mercosul

De acordo com o deputado, o órgão já vem realizando um trabalho de excelência em Belo Horizonte e, a partir de sexta-feira, terá uma unidade instalada em Uberlândia. Arnaldo Silva também cobrou ações do poder público para garantir a assistência e o tratamento de pacientes oncológicos. Em aparte, o deputado Elismar Prado (Pros) endossou a cobrança do colega parlamentar.

Vídeo

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Governo do Estado destaca perspectivas para o próximo mandato

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA