Política
Nomeações de concursados em Betim voltam a ser discutidas na Educação
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debaterá na próxima segunda-feira (22/5/23), a partir das 14h30, no Plenarinho I da Casa, a nomeação dos candidatos aprovados em concurso público realizado em Betim (RMBH), regido pelo Edital de Abertura 1/2019 e homologado em 2020.
A autora do requerimento para a realização da reunião é a presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), em parceria com a deputada Lohanna (PV) e os deputados Betão (PT) e Professor Cleiton (PV).
O tema já foi debatido anteriormente, em abril de 2022, e a reunião buscará saber se há alguma previsão de novas nomeações por parte da Prefeitura de Betim e se houve mudanças do ano passado até hoje, tendo em vista a existência de inúmeros cargos vagos na rede municipal de ensino.
Em reunião realizada na Casa no ano passado, o diretor da subsede de Betim do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/ MG), José Luiz Rodrigues, citou casos de pessoas classificadas no concurso que, sem serem nomeadas, acabaram sendo contratadas, depois de processos seletivos simplificados, para os cargos para os quais foram aprovadas.
Os participantes também consideraram inadequado o modelo adotado pela administração municipal de entregar a gestão de algumas escolas a Organizações Sociais (OS), ou seja, de terceirizar a educação municipal. Na época, profissionais aprovados no concurso acabaram contratados por OS e estavam sendo constrangidos a não se manifestarem sobre a questão para não perderem suas vagas.
José Rodrigues, em coro com Luiz Fernando Oliveira, diretor adjunto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ressaltou que faltava transparência aos processos seletivos realizados. De acordo com Luiz Fernando Oliveira, os candidatos preenchiam um formulário on-line, mas não eram sequer informados sobre os critérios da seleção.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário