Tribunal de Justiça

Fórum de Uberlândia realiza programa Conhecendo o Judiciário para alunos da UFU

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta sexta-feira (19/5), mais uma edição do programa “Conhecendo o Judiciário” na Comarca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Participaram do evento 40 alunos do 3º e 4º períodos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A ação foi realizada no Palácio da Justiça Rondon Pacheco (Fórum de Uberlândia), situado à Avenida Rondon Pacheco, 6.130, bairro Tibery.

Not---Conhecendo-Judiciario-em-Uberlandia.jpg
O juiz Carlos José Cordeiro (de terno) falou aos estudantes de Direito sobre a carreira na magistratura (Crédito: Divulgação/TJMG)

Durante o encontro, os estudantes conheceram um pouco mais sobre a estrutura e funcionamento do Judiciário mineiro, por meio de uma exposição do coordenador do Núcleo Regional Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juiz Carlos José Cordeiro, e do administrador do fórum, Igor Leandro Teixeira, no Salão do Júri. O espaço recebe o nome de Salão Paulo Batista Braga em homenagem ao pai do desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga.

Após a exibição de vídeos educativos sobre o Poder Judiciário e o funcionamento do programa, foram realizadas palestras sobre a carreira na magistratura e redefinição do conceito de jurisdição, além de uma visita guiada ao prédio do fórum. Também foram responsáveis pela organização do evento a servidora do TJMG e supervisora do Cejusc, Daniela Landin Negreiros, e o auxiliar de gabinete da 2ª Vara Cível, Igor Costa Vieira.

Leia Também:  TJMG recebe menção honrosa no Prêmio Justiça e Inovação pelo projeto Salise

“O Conhecendo o Judiciário é uma iniciativa extremamente relevante do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais que visa, dentre outros objetivos de igual importância, promover a ambientação dos acadêmicos em Direito no prédio do Fórum em que atuarão, possivelmente, no futuro, como estagiários, advogados e, quiçá, um dia, servidores. E mais do que isso, conhecer o funcionamento do Poder Judiciário, como um todo, é um dever inerente à cidadania, principalmente em se tratando de futuros operadores do Direito”, afirmou o juiz Carlos José Cordeiro.

O magistrado ressaltou que a expectativa é oportunizar a aproximação entre comunidade e jurisdição – cujo conceito enfrenta uma relevantíssima reconstrução. “Bem como demonstrar que o Tribunal tem conhecimento de que o seu papel atual vai além daquele de outrora, sendo imperiosa a disseminação do espírito de inovação e cooperação para que se garanta a preservação da eficiência institucional”, disse o magistrado.

Not---Conhecendo-Judiciario-em-Uberlandia._2.jpg
Após os vídeos e palestras, os alunos de Direito fizeram uma visita às instalações do Fórum de Uberlândia (Crédito: TJMG/Divulgação)

Curso em desenvolvimento

O Programa “Conhecendo o Judiciário”, idealizado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) em 1999, promove semanalmente diversas atividades para apresentar a estrutura e o funcionamento do sistema judiciário. Entre as iniciativas estão palestras, visitas a escolas e aos fóruns das comarcas do Estado e realização de audiências simuladas. O objetivo é contribuir para a formação da cidadania, servindo melhor e de forma transparente à sociedade. Ele funciona sob demanda e agendamento das escolas e instituições interessadas em participar.

Leia Também:  Presidente do TJMG se reúne com diretor da Escola de Música da UFMG

Em setembro de 2022, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Recomendação nº 136, para que os tribunais de todo o país instituam e mantenham projetos permanentes de visitas periódicas de membros do Judiciário a instituições públicas de ensino, aproximando e estreitando ainda mais os laços do Poder Judiciário com a sociedade.

Para dar continuidade ao programa do TJMG e atender a resolução, a Dircom está desenvolvendo um curso virtual sobre o “Conhecendo o Judiciário” para atender todas as comarcas de Minas Gerais de forma mais ampla. Ele deve ser lançado ainda este ano para servidores e colaboradores aprenderem e depois replicarem a iniciativa em suas regiões.

Até lá, para solicitar a realização das visitas e palestras, acesse a página do “Conhecendo o Judiciário”, que também traz vídeos institucionais e fotos das visitas já realizadas e explica como fazer o agendamento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG recebe menção honrosa no Prêmio Justiça e Inovação pelo projeto Salise

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA