Tribunal de Justiça

Gestores das Apacs participam de curso de capacitação promovido pelo TJMG e FBAC

Publicados

em

Not--Capacitacao-para-Diretores-Pres-e-Gerentes-Gerais-das-APACs._6.jpg
Curso de capacitação para gestores das Apacs é promovido pelo TJMG e FBAC (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Renato Dresch, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta segunda-feira (22/5), na abertura do curso de capacitação para diretores presidentes e gerentes-gerais das Associações de Proteção e Assistência a Condenados (Apacs). O evento foi promovido pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) em parceria com o TJMG, por meio do Programa Novos Rumos e da Ejef.

Compuseram a mesa de honra, além do desembargador Renato Dresch, o coordenador executivo do Programa Novos Rumos (Segmento Apac) do TJMG, juiz Gustavo Moreira; a diretora executiva da FBAC, Tatiana Flávia Faria de Souza; e o vice-presidente do Conselho de Administração da FBAC e presidente do Instituto Minas pela Paz, Cledorvino Belini. A capacitação, realizada no auditório da Ejef, no Edifício Mirafiori, região central de Belo Horizonte, acontece até o dia 24/5.

O 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Dresch, elogiou o método Apac e enfatizou a importância da capacitação dos gestores. “Tive o primeiro contato com a Apac em 1984, em São José dos Campos, quando eu ainda era servidor do Tribunal de Justiça de São Paulo. A partir daquele momento passei a reconhecer a importância da humanização das penas. Aqueles que cometeram atos ilícitos devem ter a oportunidade de regressar à vida em sociedade e a Apac proporciona isso. Portanto, precisamos atuar na capacitação para que os gestores das Apacs tenham as condições necessárias para atuar no processo de valorização da dignidade da pessoa humana”, disse.

Leia Também:  Projetos da Corregedoria-Geral de Justiça contribuem para celeridade processual

Este é o segundo de cinco encontros de capacitação previstos para ocorrer em 2023. Segundo o juiz Gustavo Moreira, além de alinhar e aprimorar a metodologia apaquiana, os cursos atendem a uma demanda do Poder Executivo. “Como as Apacs recebem subvenções públicas, há uma necessidade que elas prestem contas adequadamente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp/MG) e ao Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen/MG). O TJMG vem fomentando esses cursos de capacitação com o intuito de promover essa interlocução com o Poder Executivo e de aprimorar cada vez mais a metodologia e a gestão do sistema Apac”, afirmou.

A diretora executiva da FBAC, Tatiana Flávia Faria de Souza, ressaltou que há um ano está sendo feito um investimento em um novo plano de governança para que as Apacs, na qualidade de organização da sociedade civil e integrante do terceiro setor, possam fazer parte daquelas instituições que tenham uma gestão de excelência. “Para isso, estão participando conosco os dirigentes das Apacs que estão em uma experiência piloto para testar esse novo modelo de governança. No fim do curso esperamos que os gestores sejam ainda mais capacitados para implantar, de forma completa, esse plano de governança”, disse Tatiana Flávia Faria de Souza.

Leia Também:  Policiais penais de dez estados brasileiros participam de capacitação para patrulhamento aéreo   
Not--Capacitacao-para-Diretores-Pres-e-Gerentes-Gerais-das-APACs._8.jpg
Desembargador Renato Dresch foi homenageado pela FBAC (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Homenagem

O desembargador Renato Dresch recebeu da FBAC uma placa em agradecimento ao apoio dado pela Ejef para o fomento e expansão das Apacs no Estado de Minas Gerais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG participa de aula inaugural apresentada pelo ministro Afrânio Vilela

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA