Polícia
Operação Cherokee: 11 integrantes de organização criminosa são presos

Nesta terça-feira (23/5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a Polícia Militar (PMMG) e o Ministério Público (MPMG), deflagrou a operação Cherokee com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas na cidade de Formiga, região Centro-Oeste do estado. Ao todo, 11 pessoas foram presas e 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Arcos, Formiga e Perdizes.
De acordo com o delegado regional em Formiga, Danilo César Basílio, a operação é resultado do trabalho investigativo realizado ao longo de oito meses, visando desmantelar uma organização criminosa que atuava nos bairros Rosário, Vila Padre Remaclo e Lajinha, responsável pelo fornecimento de drogas na região.
“Colhidos os elementos de provas, nós representamos pelos mandados de prisão e busca e apreensão cumpridos hoje. Além das prisões, também foram apreendidas diversas quantidades de cocaína, maconha e crack, além de balanças de precisão e celulares. Seguimos em busca dos três suspeitos que estão foragidos”, afirma o delegado.
Foram empenhados na ação 107 policiais que integram as polícias Civil, Militar e Penal, além de um promotor de Justiça. Na operação houve o emprego de 27 viaturas e o apoio de uma aeronave e cães farejadores.
Operação Cherokee
O nome da operação faz alusão ao sofrimento histórico vivenciado pela tribo indígena Cherokee, quando os estadunidenses os expulsaram de suas terras ancestrais com o intuito de obter lucros. Da mesma forma, os traficantes agem em relação aos dependentes químicos e seus familiares.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Aeroporto tem fluxo de passageiros em queda
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba receberá gasoduto
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sistema Faemg Senar orienta produtores afetados por granizo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Número de acidentes é alto em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Guarda Civil de JF vai usar arma
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Morango do amor: doce famoso na internet ajuda a manter o preço em alta
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Tata Motors adquire o Grupo Iveco
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Prazo prorrogado! Inscrições para o Concurso SILEMG de Desenho e Redação 2025 vão até 1º de setembro