Minas Gerais
Jemg chega a Itabirito com 25 escolas e mais de 520 atletas-estudantes
Os Jogos Esportivos de Minas Gerais (Jemg), maior competição estudantil do país, continuam a movimentar o estado. Nessa terça-feira (23/5), a disputa chegou a Itabirito, cidade-sede onde ocorre uma das 52 etapas microrregionais da edição de 2023.
A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso e contou com grande presença de público, além das delegações de Itabirito e dos outros quatro municípios envolvidos: Mariana, Ouro Preto, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos.
Para representar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), esteve presente o subsecretário de Esportes Antônio Miranda, que comentou sobre a importância do Jemg.
“A união de esforços sempre traz excelentes resultados, prova disso é a realização do Jemg pela Sedese, em parceria com a Secretaria de Estado Educação (SEE-MG) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). O Jemg é o maior evento esportivo do país e a abertura da etapa de Itabirito mostrou a importância do esporte para as comunidades mineiras”, salientou.
Etapa de Itabirito
Ao todo, desportistas com idades entre 12 e 17 anos, de 25 escolas municipais, estaduais e particulares, estão envolvidos na etapa da microrregional de Itabirito.
São 523 atletas/paratletas/estudantes inscritos, que até 28/5 vão disputar as modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino, nos módulos I e II. No handebol masculino, os jogos ocorrem somente no módulo II.
Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam à fase regional. O Jemg ainda funciona como seletiva, pois os melhores colocados são indicados para participarem dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), dos Jogos da Juventude e das Paralimpíadas Escolares.
O Jemg é iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Ao todo, 810 municípios mineiros estão envolvidos na competição.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (31) 2512-7336, (31) 99546-2287 ou pelo site jogosescolares.esportes.mg.gov.br.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.