Política
Comissão é favorável à oferta de fisioterapia gratuita para vítimas de câncer de mama
A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer favorável de 1° turno ao Projeto de Lei (PL) 2.693/21, que prevê que o Estado deve realizar tratamento fisioterápico em mulheres que sofreram mastectomia (retirada parcial ou total da mama em casos de câncer).
A matéria é de autoria do deputado Charles Santos (Republicanos) e foi relatada pelo deputado Rafael Martins (PSD), que apresentou o substitutivo n° 2 ao texto. A reunião da comissão foi realizada nesta quarta-feira (24/5/23).
O documento aprovado sugere alterações no texto original do projeto ao propor a ampliação dos locais que devem ofertar o tratamento fisioterápico. Inicialmente, apenas as unidades estaduais do Sistema Única de Saúde (SUS) deveriam oferecer o tratamento, mas, com a mudança, foram incluídas as unidades de saúde habilitadas para prestar assistência de alta complexidade em oncologia, que podem ser estabelecimentos privados vinculados aos órgãos governamentais de saúde.
O projeto segue agora para votação em 1° turno pelo Plenário.
Tramitação nas comissões anteriores
As Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Saúde e de Defesa dos Direitos da Mulher consideraram que a proposta apresentada pelo PL 2.693/21 deveria ser incluída à Lei 21.963, de 2016, que trata da realização obrigatória da cirurgia plástica reconstrutiva de mama pelas unidades integrantes do SUS e da garantia do cuidado integral às mulheres submetidas à mastectomia, com atendimento multiprofissional e reabilitação.
Essa alteração foi proposta por meio do substitutivo nº 1, apresentado pela CCJ e ratificado pelas demais comissões.
Segundo o parecer apresentado pela Comissão de Saúde, a Portaria de Consolidação nº 2, 28/9/1997, do Ministério da Saúde já prevê o tratamento multidisciplinar (incluindo o fisioterápico) para pacientes em tratamento de câncer de mama. Entretanto, a inclusão da proposta prevista no projeto de lei do deputado Charles Santos poderia fortalecer a oferta do atendimento fisioterápico às pacientes.
PL prevê contracheque acessível para pessoas com deficiência visual
Na mesma reunião, foi aprovado parecer favorável do deputado Zé Guilherme (PP) ao Projeto de Lei (PL) 86/2023, do deputado Grego da Fundação (PMN), que prevê que servidores do Estado com deficiência visual devem ter o contracheque em formato acessível. De acordo com a proposta, que tramita em 1° turno, o holerite acessível deve ser solicitado pelo servidor.
Segundo Zé Guilherme, o projeto de lei deve ser aprovado sem alterações pelo Plenário. As Comissões de Constituição e Justiça e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que analisaram a matéria anteriormente, também deram aval à proposta.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS48 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO11 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela