Minas Gerais

Segurança Pública firma parceria para produção de absorventes e aventais hospitalares em Uberlândia

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) e a Prefeitura de Uberlândia assinaram, nesta sexta-feira (26/5), termo de parceria para a produção de absorventes reutilizáveis e aventais hospitalares.

Os absorventes serão produzidos por dez detentas e destinados às mulheres privadas de liberdade e à população em situação de vulnerabilidade social do município. Já os aventais hospitalares, também confeccionados na penitenciária, serão entregues ao Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, além de Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

As detentas que confeccionarão os absorventes receberam treinamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Uberlândia, e começam a trabalhar na próxima semana. Elas têm direito à remição de pena, ou seja, um dia a menos no cumprimento da pena para cada três dias trabalhados. A atividade é realizada por meio de termo de voluntariado, que foi assinado por todas.

Presente no evento de assinatura da parceria, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância de se investir no trabalho de custodiados. “Na minha concepção, só se consegue trazer o preso de volta à comunidade através do tripé: trabalho, educação e espiritualidade. Reunindo essas três características, a possibilidade de ressocialização é muito grande, e a maioria dos presos espera por essa oportunidade”, observou. O secretário ainda ressaltou que, por meio da parceria com a Prefeitura de Uberlândia, o Governo de Minas tem a oportunidade de ser um exemplo para o país.

Leia Também:  Instituto Estadual de Florestas usa queima prescrita em 23 Unidades de Conservação para evitar grandes incêndios

Frentes de trabalho

O maquinário necessário para a produção de absorventes já está instalado na penitenciária. São dez máquinas de costura industrial reta, uma overlock, uma de corte e um ferro industrial. Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Uberlândia, e os insumos para a produção dos itens são fornecidos pelo Poder Executivo Municipal.

A produção de aventais hospitalares, por sua vez, teve início no dia 24/5, com a mão de obra de dez presos. A matéria-prima e o maquinário são viabilizados pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Segurança Integrada e Saúde. De início, os insumos e mão de obra devem resultar em mais de 2,5 mil produtos.

Ampliação

Próxima etapa da parceria entre a Sejusp e a Prefeitura de Uberlândia já foi anunciada. Além da produção de absorventes reutilizáveis e aventais hospitalares, será implantada uma fábrica de fraldas descartáveis geriátricas e infantis. Os produtos também serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade.

Produção de lençóis hospitalares também faz parte da parceria com a prefeitura, com início em abril de 2022. Atualmente, trabalham quatro presos nessa parceria, mas a estimativa é chegar a dez. Eles produzem cerca de 60 peças por semana.

Leia Também:  Segurança Pública leva temática da violência doméstica para o ambiente escolar

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cemig é a empresa brasileira com maior nota no índice Carbon Clean 200 em 2023
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA