Minas Gerais
2ª etapa do Programa Estadual de Resgate de Animais Domésticos tem início nesta segunda-feira

O Programa Estadual de Resgate de Animais Domésticos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), deu início à segunda etapa de ações, agora voltadas para a seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A partir desta segunda-feira (29/5), está aberto o prazo para recebimento de propostas das entidades de proteção animal que atuam em ações de resgaste de cães e gatos vítimas de maus-tratos e que tenham interesse em contar com o apoio do Estado. As interessadas em participar do edital de Chamamento Público têm até o dia 12/6 para envio das proposições.
Serão selecionadas seis propostas feitas pelas OSCs para a celebração de Termo de Colaboração com a administração pública, com duração de 12 meses. Cada entidade selecionada receberá a quantia de R$ 117,4 mil, referente à aquisição de um veículo do tipo pick-up, cabine simples, motorflex e zero km. O carro é destinado às ações de resgate de cães e gatos, executadas visando à implementação das políticas públicas de promoção do bem-estar e da proteção dos animais domésticos de Minas.

As OSCs interessadas devem obedecer alguns requisitos, como ter, no mínimo, dois anos de existência, experiência prévia, capacidade técnica para as ações de resgate, entre outros. Além disso, poderão participar entidade privada sem fins lucrativos, sociedades cooperativas e organizações religiosas, conforme estabelece o Decreto Estadual 47.132 de 2017.
O Programa Estadual de Resgate de Animais Domésticos é uma ação da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad que busca, em conjunto com os demais programas executados na Superintendência de Gestão Ambiental e do Núcleo de Fauna Doméstica, a promoção do bem-estar animal.
“Esses recursos visam auxiliar as entidades de proteção animal na execução do resgate de animais abandonados, necessitados de cuidados médicos-veterinários e/ou abrigamento até a adoção. O objetivo é fomentar a atuação das OSCs, que são peças fundamentais no apoio aos municípios para a tutela e proteção dos animais domésticos”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.
Segundo ele, o programa é fundamental para a política de proteção e bem-estar da fauna doméstica em Minas, uma vez que auxilia os municípios e as entidades nos cuidados com os cães e gatos vítimas de maus-tratos e abandonados. “O Governo de Minas tem investido na gestão de políticas voltadas para os animais domésticos. Além dessa ação que viabiliza o resgate canino e felino, há os programas que visam ao controle populacional de cães e gatos, como o Conheça Seu Amigo e o Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos”, afirma o subsecretário.
Resultados
As propostas serão analisadas por Comissão de Seleção e a previsão, de acordo com cronograma do edital, é a divulgação do resultado preliminar no dia 21/6 e resultado final no dia 11/7. O Edital de Chamamento Público para as OSCs está disponível no site da Semad, através deste link.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros