Facebook Instagram Youtube Whatsapp
Menu
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais

Tribunal de Justiça

Cemes 4.0 do TJMG qualifica tratamento de pacientes judiciários

Publicados

2 anos atrás

em

2023-06-01

Por

Da Redação

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vem publicando desde segunda-feira (29/5) uma série com quatro reportagens sobre os Núcleos de Justiça 4.0 da 1ª Instância, unidades virtuais criadas para agilizar o atendimento do Judiciário à sociedade. Os números mostram a eficácia das unidades, ao dar celeridade a processos e outras demandas da população. A série tem mostrado como funcionam os Núcleos e os dados gerados até agora, reforçando o trabalho do TJMG para fazer com que a Justiça esteja cada vez mais próxima do cidadão. Leia, abaixo, a quarta e última reportagem da série. Confira as outras três reportagens nos links no final do texto.

Not---Fachada-TJMG1.jpg
Cemes 4.0 confere celeridade na execução de medidas de segurança ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

Com pouco mais de um ano de existência, a Central de Execução de Medida de Segurança 4.0 (Cemes 4.0), iniciativa do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) e do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ), tem contribuído para qualificação e celeridade do processamento das execuções de medidas de segurança e seus incidentes em tramitação nas unidades judiciárias da Justiça comum de 1º grau.

Desde março de 2022, quando a Cemes 4.0 da 1ª Instância começou a operar, 353 pacientes foram desinternados, tiveram sua medida de segurança de internação modulada para tratamento ambulatorial ou receberam liberação condicional com o devido acompanhamento pelas equipes interdisciplinares da Cemes e do PAI-PJ.

Outras 62 pessoas em sofrimento psíquico tiveram sua pena substituída por medida de segurança e unificada para cumprimento da aludida medida. O núcleo Psicossocial da Cemes 4.0 acompanha o tratamento de 1.057 pacientes, com 1.236 relatórios produzidos sobre os casos em andamento, esforço que se soma aos cuidados já dispendidos aos demais pacientes pelo PAI-PJ em processos que também tramitam na Cemes.

Após a análise jurídica e biopsicossocial (acompanhamento, elaboração de relatórios e perícias), 453 pacientes tiveram a medida de segurança extinta. Desde o início da atuação da Cemes, já foram realizados 35.662 atos processuais. O esforço em conjunto tem possibilitado ainda maior agilidade às perícias, com tempo médio de 20 dias entre o agendamento e a realização de tais atos.

Leia Também:  Belo Horizonte terá mais uma Vara da Infância e Juventude
Not - Cemes 4.0.jpg
Cemes diminuiu o número de internações e de pacientes na lista de espera no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Barbacena (Crédito: Divulgação/TJMG)

A iniciativa, pioneira no país, foi implantada por meio da Portaria Conjunta 1.339/PR/2022. Por meio dela, as medidas de segurança e incidentes passaram a tramitar pelo Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), em conformidade com as diretrizes do Núcleo de Justiça 4.0 e do Juízo 100% Digital, observadas as disposições da Lei Federal 11.419/2006, sobre a informatização do processo judicial, e do Provimento 355/2018 da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.

Para a coordenadora geral do PAI-PJ, desembargadora Márcia Milanez, a Cemes 4.0 é um instrumento valioso de assistência àquelas pessoas que praticaram fatos típicos sem ter consciência completa dos atos em que se envolveram e que precisam de tratamento e/ou acompanhamento psicossocial. “Tendo por referência os 23 anos de trabalho do PAI-PJ no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Cemes nasceu com o intuito de tornar a execução da medida de segurança mais humanizada e próxima do paciente judiciário, atuando onde o PAI-PJ não possui núcleo regional instalado”, disse.

A desembargadora citou ainda as vantagens proporcionadas pela cooperação entre os magistrados e o uso eficiente da tecnologia. “Por meio da cooperação no processamento das execuções de medidas de segurança e seus incidentes, o magistrado que exerce a jurisdição na Cemes realiza atendimentos aos advogados de todo o estado por meio do ‘Balcão Virtual’, tornando a execução mais acessível e célere. Com a unificação do juízo da execução, o TJMG propicia aos pacientes judiciários eficiência e uniformidade na tramitação da execução de medidas de segurança”, afirmou.

A Cemes 4.0 conta ainda com um núcleo psicossocial formado por profissionais dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, garantindo um trabalho especializado e de qualidade com a construção de um projeto terapêutico singular, conforme prevê a Lei n° 10.216/2001 e, mais recentemente, a Resolução n° 487 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia Também:  Secretário de Educação é convocado por denúncia de tratamento diferenciado

“Nesse sentido, a partir do trabalho conjunto desenvolvido pelo PAI-PJ e pela Cemes, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais concretiza mais uma vez a humanização do direito penal, apostando na promoção da cidadania e na presunção de sociabilidade desses sujeitos que sofrem mentalmente e que estão em conflito com a lei”, acrescentou a desembargadora Márcia Milanez.

Desa-marcia-milanez--07.03.22.jpg
Desembargadora Márcia Milanez reforçou a importância da Cemes para a dignidade humana (Crédito: Divulgação/TJMG)

Segundo o coordenador estadual do programa Fazendo Justiça, do CNJ/Pnud, Lucas Pereira de Miranda, a Cemes 4.0 é uma construção “absolutamente inovadora do TJMG”, que tem a capacidade de racionalizar a execução das medidas de segurança aplicadas em todo o estado de Minas Gerais, e ainda promover a “individualização da atuação judicial frente a singularidade de cada uma das pessoas atendidas pela Central, com o devido encaminhamento para os dispositivos de cuidado da Rede de Saúde”.

“A Cemes, de forma articulada com o PAI-PJ, apresenta uma metodologia capaz de garantir o devido alinhamento do Poder Judiciário de Minas Gerais à Política Antimanicomial do Poder Judiciário prevista na Resolução nº 487 do Conselho Nacional de Justiça, bem como as diretrizes da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei n. 10.216/2001, que redireciona o modelo assistencial em saúde mental no Brasil”, ressaltou Lucas Pereira de Miranda.

Veja aqui a primeira reportagem da série.

Veja aqui a segunda reportagem da série

Veja aqui a terceira reportagem da série

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Notícias relacionadas:cemesjudiciariospacientesqualificatratamento
Da Redação

Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

11 meses atrás

em

2024-12-25

Por

@gmaisbrazil

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Cura do Diabetes: EUA aprovam teste em pacientes com células-tronco

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
  • Últimas Notícias
Coluna Minas Gerais1 hora atrás

Sistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural

Coluna Minas Gerais4 horas atrás

Minas amplia e fortalece malha aérea

ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 dia atrás

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Coluna Minas Gerais1 dia atrás

Câncer tem alta letalidade no Triângulo

Coluna Minas Gerais1 dia atrás

Clubes SESI: o benefício que transforma lazer em qualidade de vida

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 dia atrás

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Há obras que informam. E há obras que, antes de qualquer coisa, tocam. Tocam como o vento passando pela pele,...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 semanas atrás

Alpinópolis escreve sua própria história

  Há cidades que guardam suas histórias em silêncio — e há outras que resolvem contá-las. Nos dias 5 e...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 semanas atrás

Enquanto o Estado celebra a indústria do álcool, o Brasil paga a conta social do vício

A expansão da indústria de bebidas alcoólicas no Brasil tem sido apresentada por autoridades como símbolo de progresso econômico, geração...

MINAS GERAIS

GERAL4 semanas atrás

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira...

ARTIGOS11 meses atrás

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está...

GERAL11 meses atrás

Relembre as principais ações do ex-presidente da Câmara

 Um Mandato que Fez História em Alpinópolis Hoje, 1º de janeiro de 2025, marca a posse de prefeitos, vice-prefeitos e...

POLÍCIA

Polícia11 meses atrás

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café...

Polícia12 meses atrás

PCMG localiza foragido do sistema prisional em Passos

No dia 18 de novembro de 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) localizou um homem de 27 anos,...

Polícia12 meses atrás

Em Alfenas Operação da Polícia Civil Desmantela Apologia ao Nazismo

Nesta terça-feira (17/12), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou uma operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão,...

ENTRETENIMENTO

EMOÇÕES5 dias atrás

Lançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio

  Por Alex Cavalcante Gonçalves Na noite de 19 de novembro de 2025, o Clube Campestre Escarpas do Lago, em...

ENTRETENIMENTO1 mês atrás

Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município

Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias...

COLUNA MG1 mês atrás

Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município

Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • EMOÇÕES5 dias atrás

    Lançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio

  • ESPORTES5 dias atrás

    Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

  • Coluna Minas Gerais4 dias atrás

    Arrecadação sobe 7,5% em Minas

  • Coluna Minas Gerais3 dias atrás

    Centro logístico tem expansão em Pouso Alegre

  • Coluna Minas Gerais3 dias atrás

    Minas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025

  • Coluna Minas Gerais4 dias atrás

    Caravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)

  • Coluna Minas Gerais5 dias atrás

    Mais de 4 mil casos de dengue em JF

  • Coluna Minas Gerais2 dias atrás

    70 milhões em rede de eletropostos em Minas

É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem a autorização por escrito do autor e / ou editor

nos siga nas redes sociais

Facebook Instagram Youtube Whatsapp

Hospedado por

Copyright © 2020 - 2022 | Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL

desenvolvido e hospedado por

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL