Minas Gerais

No Dia Mundial do Leite, Epamig promove ação com alunos de escola infantil de Juiz de Fora

Publicados

em

Marcelo Riberio / Epamig ILCT

O Dia Mundial do Leite é comemorado em 1/6 como forma de celebrar a importância deste alimento para a população de todo o planeta. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é a maior bacia leiteira do Brasil e, somente no ano passado, produziu cerca de 9,6 bilhões de litros de leite, o que representa 27,2% do total da produção nacional.

Para comemorar a data, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), promoveu, na manhã desta quinta-feira, uma atividade com 20 alunos da turma de 5 anos da Escola Infantil Casinha Verde, de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Durante uma manhã animada, os pequenos conheceram a fábrica-escola do ILCT e viram de perto como é a rotina dos profissionais durante a produção de alguns derivados do leite.

Na chegada, todas as crianças foram devidamente paramentadas com toucas descartáveis e receberam orientações sobre como higienizar mãos e calçados antes de entrarem em uma fábrica de lácteos. Em seguida, elas puderam acompanhar o funcionamento de algumas máquinas. “Elas viram o concentrador, onde é feito leite condensado, acompanharam o processo de secagem para produção de leite em pó, viram tanques de queijo e também conferiram o fechamento de latas de doce de leite”, relata a coordenadora da atividade, e professora da Epamig ILCT, Isis Renhe.

Leia Também:  Cliente pode pedir adequação na data de vencimento da conta da Copasa

A equipe da Epamig ILCT aproveitou para mostrar às crianças alguns processos específicos aplicados para produção de diferentes derivados do leite. “Elas aprenderam como o creme vira manteiga e como o leite vira queijo, por exemplo. Em seguida, puderam degustar queijos, manteiga e iogurte de morango, tudo feito ali na hora”, conta Isis. O grande destaque da visita foi o final: produção e degustação de sorvete de baunilha e picolés de chocolate.

Marcelo Riberio / Epamig ILCT

Isis Renhe destacou a importância de ações com alunos do ensino infantil, por auxiliarem na disseminação de conhecimentos científicos e na formação de consumidores conscientes. “Sabemos que ensinar para uma criança é também ensinar aos adultos que convivem com ela, então entendemos que essas ações são formas de multiplicar e compartilhar conhecimentos com a sociedade e aumentar, inclusive, o interesse pela ciência como um todo”, diz ela, que prevê uma movimentada agenda de visitas nos próximos meses. “Muitas crianças vieram nos agradecer, dizendo que a atividade foi nota dez. Então brinquei com o pessoal dizendo que agora temos um ‘problema’, pois precisaremos repetir a ação com outras escolas”, comenta a professora.

Curso Superior de Tecnologia em Laticínios

A Epamig ILCT, que completou 88 anos no último mês, é uma instituição de referência mundial no ensino sobre leite e derivados e mantém as portas abertas para visitações de escolas ao longo de todo o ano. Um dos focos das ações, sobretudo com turmas de ensino médio, é apresentar o curso de graduação em Tecnologia em Laticínios, que passou a ser oferecido pelo Instituto recentemente. “Desde o século passado, a Epamig ILCT já oferecia um curso técnico de excelência e, em 2021, recebemos autorização da Secretaria Estadual de Educação e fomos devidamente credenciados pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais para podermos ofertar também o curso superior, que já está com duas turmas em andamento”, conta o chefe-geral da Epamig ILCT, Sebastião Rezende.

Leia Também:  Polícia Civil promove incineração de drogas em São João del-Rei

Ele destaca que um dos diferenciais do curso é a possibilidade de os alunos aprenderem na prática como é o dia-a-dia de uma indústria de laticínios, graças à escola-fábrica do instituto. Segundo ele, a ideia é que o ensino siga em desenvolvimento e que a Epamig ILCT passe a ofertar, num futuro próximo, cursos de pós-graduação stricto sensu. “Além dos cursos de extensão que já ofertamos e que são focados na capacitação e atualização de profissionais, estamos concluindo a elaboração de uma especialização com 360 horas/aula. Para o ano que vem, nosso plano é expandir para o mestrado e doutorado”, conclui Sebastião.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Chega a 402 o número de cidades mineiras em situação de emergência pelas chuvas

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Defesa Civil Estadual promove workshop de boas práticas em exercícios simulados com barragens

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA