Pesquisar
Close this search box.

Política

Ministro do Trabalho debate atuação da pasta em audiência na ALMG

Publicados

em

Imagem

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, é esperado na audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social realiza nesta segunda-feira (5/6/23), a partir das 16 horas, no Espaço José Aparecido de Oliveira (Edjao) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para a realização do evento é do vice-presidente da comissão, deputado Celinho Sintrocel (PCdoB).

Em pauta no debate estará o projeto de valorização e fortalecimento da negociação coletiva e a atualização do sistema sindical brasileiro, bem como as propostas, iniciativas e políticas públicas desenvolvidas pelo ministério em diversas áreas.

Botão

Entre os temas na lista de discussões com o ministro referente à atuação da sua pasta estão, por exemplo, as relações e inspeção do trabalho, proteção ao trabalhador, manutenção do cadastro de sindicatos, produção de dados estatísticos sobre emprego, evolução salarial, admissões, desligamentos e outras informações do mercado de trabalho e, ainda, qualificação e fomento à geração de emprego e renda.

Citação

Trajetória começou como sindicalista no ABC

Ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho voltou a ser ministro, no governo Lula, depois de ter comandado a mesma pasta entre 2005 e 2007. Ele também foi o titular do Ministério da Previdência Social entre 2007 e 2008.

Leia Também:  Comitê de Esporte, Cultura e Lazer debate calendário de jogos e eventos no Mineirão

Marinho deixou o governo federal no final de 2008 para concorrer à prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), município que comandou de 2009 a 2016. Atualmente, ele preside o diretório estadual do PT em São Paulo e foi eleito deputado federal nas eleições de outubro último.

Luiz Marinho é formado em Direito, mas acumula uma longa trajetória como sindicalista e político. Foi nos anos de 1970, como operário de uma montadora, que iniciou a participação em movimento sindical que se fortalecia, à época, na região no entorno da capital, conhecida como ABC.

Em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – o mesmo que, duas décadas antes, foi presidido por Lula. Permaneceu no cargo até 2003, quando assumiu a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Além do ministro, foi convidado o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Minas Gerais, Carlos Calazans. Também são esperados para a reunião da Comissão do Trabalho representantes da Procuradoria Regional do Trabalho em Minas Gerais e do Tribunal Regional do Trabalho, ambos da 3ª Região.

Leia Também:  Chacreamentos no entorno do Parque Estadual do Rio Doce poderão ser regularizados

Foram chamados ainda representantes de diversas associações, partidos, sindicatos e centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), PSTU, Central Sindical e Popular (Conlutas), Força Sindical Estadual de Minas Gerais, Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (Sindbref), Nova Central Sindical de Trabalhadores, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública – Central do Servidor.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Cancelada audiência sobre desmatamento ilegal

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA