Pesquisar
Close this search box.

Política

Governo sanciona dispositivos do PPAG mantidos pela Assembleia

Publicados

em

Imagem

Foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais do último sábado (03/6/23) a sanção, pelo governador Romeu Zema, de dispositivos inicialmente vetados da Proposição de Lei 25.231, que trata da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023, para o exercício de 2023.

O conteúdo não vetado já tinha dado origem à Lei 24.271, sancionada em 20 de janeiro. No sábado (3) foram sancionados os incisos 66, 75 e 78 do Veto 1/23.

No último dia 30 de maio, após votação em separado, o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) derrubou medidas barradas inicialmente pelo Executivo no Veto 1/23, como a previsão de criação de programas e a instalação por todo o Estado de centros regionais de referência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O veto 1/23 tramitou em turno único e estava na chamada faixa constitucional, obstruindo a votação de outras matérias pelo Plenário. Na votação em separado (destaques), diversos deputados tanto de oposição quanto da base de apoio do Executivo se mobilizaram para a derrubada do veto ao inciso 66.

Lista

A vontade do Plenário se fez soberana e, da forma como foi sancionado pelo Executivo, o inciso 66 muda a finalidade da Ação 4451 do PPAG, que promove o apoio e fortalecimento da rede de cuidado à pessoa com deficiência.

Leia Também:  MPF investiga deputado que exibiu livro de Hitler em Assembleia do MS

A finalidade desta ação passa a ser a promoção de “atendimento integral à pessoa com deficiência permanente, transitória e/ou intermitente, seja ela física, auditiva, visual, intelectual, Transtorno do Espectro do Autismo, estomizados, ou múltiplas deficiências, priorizando a criação de Centros de Referência para a prestação do atendimento integral”.

Governo alegou falta de recursos

Outros dois incisos que haviam sido vetados pelo governador, mas foram mantidos pelos pelos deputados são o 75 e o 78, que fazem referência a alterações do Identificador de Ação Governamental (IAG) de ações relacionadas à área de segurança pública: de “demais projetos e atividades” passaram para “projetos estratégicos”.

Todos os parlamentares presentes no Plenário votaram pela rejeição dos vetos aos incisos 75 e 78, que, na prática, trazem melhorias na infraestrutura, voltadas para segurança pública, defesa social e defesa civil.

A justificativa do governador para vetar os incisos seria que a ampliação da relação dos projetos estratégicos implicaria aumento de gastos. Da mesma forma, alterações de finalidades de ações governamentais violariam o interesse público.

Leia Também:  Governo abre consulta para definir políticas que irão subsidiar a atualização do PDUI-RMBH

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Isenção previdenciária para servidor com doença incapacitante está pronta para Plenário

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA