Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Copasa celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com extensa programação

Publicados

em

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5/6, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está realizando, na região Oeste do estado, diversas atividades com instituições de ensino e a comunidade. A expectativa é que 3.700 pessoas sejam impactadas durante o cumprimento do cronograma, que teve início em 22/5 e vai até a segunda quinzena de junho.

Para marcar a data, na manhã desta segunda-feira (5/6) foi assinada pela Copasa uma ordem de serviço para construção de um Centro de Educação Ambiental (Ceam) em Patos de Minas. As obras estão avaliadas em R$ 3,2 milhões e devem beneficiar os 160 mil moradores da cidade. O prédio, cuja obra começará nos próximos dias e deverá ficar pronto em 12 meses, sediará diversas atividades de cunho ambiental, das quais poderão participar, ainda, a população dos municípios vizinhos.

As ações também não param nas instituições de ensino. Integrantes da equipe socioambiental realizaram palestras para os estudantes de diferentes escolas e apresentaram as principais razões para a preservação do meio ambiente, bem como a relação entre a água e a natureza, os benefícios do tratamento do esgoto para proteção e recuperação da fauna e da flora, além do desenvolvimento socioeconômico das cidades.

Nesta segunda-feira, os alunos da Escola Municipal Delfim Moreira, do distrito de Lanhosos, pertencente a Patos de Minas, assistiram à palestra da Companhia e visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Copasa de Patos. Os estudantes da Escola Municipal José Barbosa de Miranda, da comunidade do Angico, pertencente a Indianópolis, participaram de uma oficina em que aprenderam como transformar óleo usado em sabão. As turmas estudantis da Escola Municipal José Saturnino Pinto, de Cachoeirinha, distrito de Córrego Danta, também assistiram à palestra da empresa de manhã. E em Rio Paranaíba, estudantes do curso de engenharia civil, do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) localizado na cidade, visitaram a ETA da Copasa no município.

Mobilização

Leia Também:  Bombeiros de Minas utilizam experiência em Brumadinho para localizar vítimas desaparecidas no Rio Grande do Sul

As atividades no Triângulo Mineiro têm ocorrido desde 22/5. A Copasa já ministrou palestras em Abaeté de Baixo, distrito de Matutina; Alagoas, distrito de Patos de Minas; Conquista; Galena, distrito de Presidente Olegário; Matutina; Patos de Minas; São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas.

A especialista em educação básica Suiene de Oliveira Rocha, da Escola Estadual João Pereira Brandão, de Varjão de Minas, considera importante o contato da companhia com os alunos. “Foi um momento ímpar que a Copasa proporcionou aos estudantes, unindo o conteúdo teórico estudado nos diversos componentes curriculares à vivência prática, semeando a corresponsabilidade ambiental. A palestra reforçou a parceria entre nossa escola e a empresa, iniciada na Gincana Chuá Socioambiental, que irá além muros da instituição de ensino, envolvendo toda a comunidade Varjonense, com o intuito de preservação do meio ambiente”, destacou a educadora.

Para o supervisor socioambiental da Copasa, Fernando Corrêa, o contato direto com a comunidade escolar é um investimento em longo prazo. “Se queremos mudar o futuro, precisamos começar pelo presente, com os jovens que serão o nosso amanhã. Por isso, é importante que desde cedo eles aprendam como o meio ambiente pode impactar diretamente em suas vidas”, pontuou.

Programação das atividades:

Terça-feira – 6/6

– Visita do Colégio São Domingos, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.

– Palestra na Escola Estadual José Romero da Silveira, em João Pinheiro.

– Palestra na Escola Municipal Iolete da Graça Vilela Soares, em Carneirinho.

– Palestra na Escola Municipal Prado Lopes, em Conquista.

Quarta-feira – 7/6

– Visita da escola municipal Padre Inácio, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.

– Palestra nas escolas estaduais Prefeito Virmondes Afonso e Padre João Balker, em Perdizes.

– Reunião com produtores rurais do Morro da Mesa, comunidade pertencente a Araxá, para falar sobre atividades do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da Copasa.

– Palestra na Escola Estadual Doutor Antônio Ribeiro, em Guarda-Mor.

Leia Também:  Ipsemg treina equipes para melhoria do atendimento nos canais virtuais 

– Exposição da mini ETA no Parque do Mocambo, em Patos de Minas.

– Palestra na Escola Municipal João Alvarenga, em Conquista.

Terça-feira – 13/6

– Palestra na Escola Municipal Uvaldina Gontijo, em Luizlândia do Oeste, distrito de João Pinheiro.

Quarta-feira – 14/6

– Palestra para os estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Quinta-feira – 15/6

– Palestra para mais estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Sexta-feira – 16/6

– Visita dos alunos da escola municipal Francisco Primo de Melo e Eunice Weaver, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.

– Palestra para os estudantes da Escola Municipal São Judas Tadeu, de Estrela do Sul, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Segunda-feira – 19/6

– Palestra para novos estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Quinta-feira – 22/6

– Palestra para estudantes do Colégio Marista, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Agenda ESG e ODS

A iniciativa integra o âmbito social da Agenda ESG (sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa) da Copasa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. Tudo isso vai ao encontro do propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.

As atividades estão alinhadas, ainda, à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTRETENIMENTO

Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela

Publicados

em

Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração (o ciclo do ouro no país), o encanto da literatura, foi nestas terras que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial, a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil e claro, Tiradentes, uma figura central na história do Brasil, que tem uma forte conexão com Ouro Preto, antiga Vila Rica, que foi o cenário principal da Inconfidência Mineira, movimento de resistência à exploração colonial portuguesa.

Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª  Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.

confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.

 

A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.

“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.

Leia Também:  SP promove a 41ª edição do Programa Recreio nas Férias

confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.

Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.

Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.

Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!

 

 

Saiba Mais sobre Tiradentes

Conexão de Tiradentes com Ouro Preto

• Inconfidência Mineira: Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, era um dos líderes do movimento que buscava a independência de Minas Gerais e a autonomia do Brasil em relação a Portugal. Ouro Preto, como capital da capitania, era o centro das discussões e conspirações da Inconfidência.
• Prisão de Tiradentes: Embora tenha sido capturado no Rio de Janeiro, muitas das articulações da Inconfidência aconteceram em Ouro Preto, onde residiam vários inconfidentes.

Leia Também:  Copasa amplia investimentos na operação na Região Metropolitana de Belo Horizonte  

Pontos Históricos Relacionados

1. Casa dos Contos: Era usada como casa de fundição e prisão temporária de alguns inconfidentes. Hoje é um museu que retrata a história da economia brasileira no período colonial.
2. Museu da Inconfidência: Localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, guarda documentos, objetos e memórias dos inconfidentes, incluindo homenagens a Tiradentes.
3. Igreja de São Francisco de Assis: Essa igreja barroca é uma das obras-primas de Aleijadinho e representa a riqueza e a religiosidade da época, contextos que influenciaram os movimentos sociais.

Legado de Tiradentes

Tiradentes é considerado um mártir da independência brasileira. Sua memória é honrada em Ouro Preto por meio de eventos culturais, como a Semana da Inconfidência, realizada em abril, e pelo reconhecimento do seu papel como símbolo de liberdade.

A cidade, com sua arquitetura colonial preservada, oferece uma viagem no tempo, permitindo compreender melhor os ideais e o sacrifício de Tiradentes em um momento crucial da história do Brasil.

Minas onde eram praticadas a extração de pedras preciosas: O lugar é uma verdadeira volta ao passado, quando o comércio de Ouro Preto, entre os séculos XVIII e XX, era voltado para a busca de metais e pedras preciosas. A visita à Mina da Passagem se difere das demais por ser uma mina industrial.

“Esta é a prensa utilizada em atividades topográficas, peça central da imprensa periódica de Ouro Preto. A história começou com o Copilador Mineiro, em 1823, e mais de 80 jornais foram publicados até 1889, com periodicidade irregular. Esses jornais marcaram uma era decisiva para o debate de ideias, abordando temas que iam das questões nacionais às provincianas. Conservadores, liberais, monarquistas, republicanos, abolicionistas e escravocratas se enfrentavam nas páginas, moldando a política e a literatura que ecoam até hoje.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA