Minas Gerais
Secretaria de Justiça e Segurança Pública inaugura Unidade de Prevenção à Criminalidade em Varginha

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) inaugurou, nesta segunda-feira (5/6), uma nova Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC), no município de Varginha, no Sul de Minas. A partir de agora, a UPC vai ofertar o programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa) a pessoas que receberem do Poder Judiciário a determinação pelo cumprimento de medidas alternativas à prisão.
Varginha é o primeiro município do Sul de Minas a receber o programa. Para marcar a inauguração, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Matuzail Martins da Cruz, participaram de uma visita guiada para conhecer o espaço onde a Ceapa vai funcionar.
Durante a visita, o secretário Rogério Greco ressaltou a importância da política de prevenção social à criminalidade para o sistema de segurança pública do estado. “O trabalho da prevenção à criminalidade é fundamental para evitar a reincidência criminal. Não queríamos que o preso tivesse cometido o ato, mas se cometeu, vamos tentar de alguma forma resgatá-lo”, afirmou.
O subsecretário Matuzail Martins da Cruz ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a prefeitura de Varginha, o Ministério Público e o Poder Judiciário para a implantação do programa no município. “É um marco importante para o Estado de Minas Gerais e, agora, estamos inaugurando a primeira unidade do Sul de Minas nessa filosofia. A nossa secretaria tem em suas atividades um referencial para todo o país e nossa equipe é de fato merecedora dos créditos, pois muito fez e está muito bem construído”.

Alternativas Penais
Criada em 2002, a Ceapa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e a consolidação das alternativas à prisão no estado de Minas Gerais, pautando ações de responsabilização com liberdade. O programa é voltado para pessoas encaminhadas pela Justiça para cumprimento de alternativas penais e busca contribuir para o acompanhamento, fiscalização e monitoramento das alternativas penais em parceria com o sistema de Justiça.
A Ceapa atua com profissionais com formação multidisciplinar e é responsável pela materialização e monitoramento das alternativas penais, incluindo prestação de serviços à comunidade, projetos temáticos por delito cometido, ações de responsabilização de homens processados e julgados no âmbito da Lei Maria da Penha, acompanhamento de pessoas em cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão e projetos e práticas de Justiça Restaurativa.
Também presente na visita de inauguração, o juiz da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha, Tarciso Moreira de Souza, destacou que a implantação do programa representa um avanço sem medidas no que se refere à execução de pena no município. “O Estado, com a implantação da Ceapa em Varginha, faz aquela comunicação ativa com a comunidade, demonstrando o interesse em trabalhar na melhoria da nossa população e recuperação daqueles que por infortúnio da vida cometem contrariedade à lei penal”, pontuou.
O promotor de Justiça, Mário Antônio Conceição, corroborou a importância da nova unidade para a região. “Isso não é um capricho ou desejo de uma instituição, é uma necessidade, um compromisso que o Estado democrático tem de garantir que as penas sejam cumpridas da forma prevista na Constituição. Afinal de contas, as pessoas que aqui cumprirão suas penas são cidadãos de Varginha, que cumprirão com toda a assistência. Devemos destacar que a metodologia que será empregada não é tradicional, é uma das mais modernas, haja vista que a equipe que foi apresentada é de profissionais de alto gabarito”, ressaltou.
Além de Varginha, que inicia agora os atendimentos ao público, a Ceapa também atua nos municípios de Araguari, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas