Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão parlamentar visita o Instituto de Educação para avaliar condições de funcionamento

Publicados

em

Imagem

Atingido por um incêndio em março deste ano, o Instituto de Educação de Minas Gerais será visitado, nesta segunda-feira, pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A visita ao prédio na Rua Pernambuco, 47, se inicia às 14h30.

Botão

De acordo com o requerimento para realização da visita, o objetivo é realizar um diagnóstico sobre a infraestrutura e as condições de funcionamento do local. A solicitação foi feita pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT).

O Instituto de Educação funciona em um prédio histórico desde 1946. O imóvel começou a ser construído em 1897, durante a fundação de Belo Horizonte. Anteriormente, abrigou o Fórum de Justiça e depois a Escola Normal Modelo, para formação de professores.

Atualmente, o Instituto tem cerca de 2 mil alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio, e aproximadamente 270 funcionários. Em consequência do incêndio ocorrido em 22 de março deste ano, apenas os alunos do ensino fundamental continuam a ter aulas no mesmo local, em um imóvel não atingido pelas chamas.

Leia Também:  Projeto de viaduto no bairro Dona Clara recebe sugestões de mudanças

Os estudantes do ensino médio foram realocados em um prédio de nove andares na rua Guajajaras, 175, no Centro, para que parte do imóvel da rua Pernambuco, que é tombado pelo Patrimônio Histórico, possa permanecer fechado para obras de restauração.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado em março, os projetos para reforma e restauração do Instituto de Educação estão a cargo do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e devem incluir investimentos de cerca de R$ 30 milhões.

Além da restauração do prédio, também está prevista a implantação do projeto do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o qual inclui a instalação de um sistema de alarme para incêndio. A previsão de conclusão da restauração é de 36 a 60 meses.

Aluno confessou ter iniciado incêndio

O incêndio ocorrido em 22 de março atingiu apenas duas salas. As chamas foram controladas no mesmo dia, após a escola ser esvaziada. Cerca de 40 pessoas foram atendidas no Hospital João XXIII, mas não houve feridos com gravidade. Um dos alunos do Instituto confessou ter iniciado o incêndio de forma não intencional.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho visita obras de restauração do Palácio da Justiça Rodrigues Campos

O adolescente disse à polícia ter feito uso de um cigarro na companhia de um colega, em uma sala de aula onde algumas carteiras estavam empilhadas e cobertas por plástico.

Ele descartou o cigarro ainda aceso, o que acabou abrindo um buraco no material plástico. Em seguida, ele aplicou fogo com um isqueiro e abandonou o local. Apesar disso, ele negou a intenção de provocar o incêndio.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, apresenta palestra para convidados em Capitólio

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA