Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Concurso dos queijos Alagoa e Mantiqueira ocorre em clima de festa

Publicados

em

Neste sábado (10/6) será realizado o concurso “O Melhor Queijo de Alagoa”, em Alagoa, Sul de Minas. O evento faz parte da programação do XII Festival do Queijo e do Azeite, entre 8 e 11/6, no Parque de Exposições da cidade. O Queijo Artesanal Alagoa é uma tradição passada de geração em geração na cidade e, atualmente, é reconhecido internacionalmente, inclusive com conquistam de prêmio na França.

Coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues explica que o concurso será uma etapa regional classificatória para o Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, previsto para ocorrer em Coromandel, em setembro. “Este ano, a novidade é que o concurso regional terá duas categorias. A categoria um será para os queijos com maturação entre 14 e 30 dias. Já a categoria dois é para queijos com maturação acima de 60 dias. A mudança é porque os produtores da região estão priorizando queijos mais maturados, que têm maior valor agregado por apresentar sabor e textura diferenciados”, explica a coordenadora.

Leia Também:  Governo de Minas alerta para início da exigência do CRLV 2023 para veículos com finais de placa 1, 2 e 3

O júri é composto por estudiosos da produção queijeira e profissionais de gastronomia. Serão avaliados aspectos como apresentação (formato e acabamento) e cor (uniforme ou manchada), na parte externa. Após partidos, serão analisadas textura (olhaduras e granulação), consistência (dureza e untuosidade), paladar e olfato (sabor e aroma) dos queijos. Os dez primeiros colocados em cada categoria serão classificados para o concurso estadual.

O XII Festival do Queijo e do Azeite é uma realização da Prefeitura Municipal de Alagoa e, além do concurso de queijos artesanais, terá shows abertos ao público com entrada franca, estandes com degustação de queijos artesanais e praça de alimentação. Está previsto ainda o lançamento de um livro, que conta a história da filha de Paschoal Poppa, o italiano que começou a fazer o queijo típico de Alagoa há mais de um século.

Tradição

A região produtora da Mantiqueira de Minas (composta pelos municípios Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa Quatro e Pouso Alto) também se prepara para realizar o I Concurso Regional de Queijo Artesanal Mantiqueira, em 8/7, em Passa Quatro, no Sul de Minas.

Leia Também:  Viih Tube mostra onde está hospedada para aniversário de Lua: ‘Um encanto de festa!’

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10/6 no escritório local da Emater-MG ou Associação de Produtores da Mantiqueira de Minas (Aproman).

O concurso também terá duas categorias de maturação, sendo que os dez primeiros colocados de cada categoria serão classificados para o concurso estadual. “O concurso da Mantiqueira também vai ocorrer num clima de festa, com a realização do Passo Quatro Gastronomia. Isso mostra o potencial da produção queijeira também como atrativo turístico local”, salienta Maria Edinice.

O Passo Quatro Gastronomia está agendado para 7 a 16/7, na praça de eventos da cidade, com apresentações artísticas, oficinas gastronômicas e exposição de produtos típicos e artesanais. Toda programação é gratuita.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Viih Tube mostra onde está hospedada para aniversário de Lua: ‘Um encanto de festa!’

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA