Minas Gerais
Projeto estadual que capacita para ofício da costura chega a Muriaé
Moradoras de Muriaé, na Zona da Mata mineira, comemoram a oportunidade de transformar realidades e conquistar autonomia com a chegada do Trajeto Moda ao município, na segunda-feira (12/6).
A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e realizada pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), ensina o ofício da costura para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto usa metodologia inédita para qualificar mulheres socialmente vulneráveis para o mercado da moda, um dos setores que mais gera empregos no Brasil.
A edição de Muriaé conta com 12 participantes.
Subsecretário de Trabalho e Emprego, Arthur Campos destaca benefícios pretendidos com a iniciativa. “Esse projeto deixa a gente mais satisfeito a cada dia que passa. Ver esse espaço cheio do jeito que está nos incentiva a abrir novas turmas. Queria dizer para vocês, mulheres, que esse projeto é além de capacitação, veio também para dar independência.
Vocês podem ser o que quiserem, não importa a área. O que o Estado quer trazer para as pessoas é oportunidade. É descobrir o talento que está guardado em vocês.”
Arthur também lembrou a importância da transversalidade. “Nenhum projeto acontece sozinho, olha a quantidade de parceiros que está aqui envolvido”.
Muito feliz com a novidade, Franciane Pita Silva comemora a nova oportunidade. “Este curso está sendo a verdadeira realização de um sonho para mim, porque sempre quis aprender a costurar, e estou tendo o privilégio de ganhar esse conhecimento. Temos uma ótima professora. Eu só tenho a agradecer por essa grande oportunidade e por estar aqui hoje. Conhecimento nunca é demais”.
O prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, incentivou as alunas. “Comecem esse curso e persistam até o final. Vamos movimentar a moda e a economia local”.
O projeto
Idealizado em 2020, o Trajeto Moda iniciou os trabalhos em 2021, durante piloto em Belo Horizonte.
O projeto é executado em cinco etapas, e inclui: capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira.
O Trajeto Moda é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.