Política
Uso indiscriminado de agrotóxicos estaria provocando morte de abelhas
A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quinta-feira (15/6/23), a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar audiência para debater os casos de mortalidade de abelhas em virtude do uso indiscriminado de agrotóxicos nas proximidades de áreas onde são desenvolvidas as atividades da apicultura no Estado.
O requerimento para realização da reunião é do deputado Leleco Pimentel (PT). De acordo com informações do gabinete do parlamentar, a reunião acontece a pedido de apicultores das regiões Sul, Sudeste e Jequitinhonha, que denunciaram casos de mortalidade de abelhas em suas colmeias devido à aplicação irregular de agrotóxicos.
As aplicações têm sido feitas próximo a apiários, por via aérea e drones, especialmente para controle de formigas e cupins em lavouras de soja, eucalipto e café. O agrotóxico tem contaminado as fontes de água e, de acordo com pesquisas feitas pelos apicultores, o princípio ativo presente nos produtos utilizados é o responsável pela mortandade das abelhas.
Ainda de acordo com informações do gabinete, a questão não é apenas ecológica, tendo em vista que as abelhas são as principais polinizadoras da natureza, mas também econômica, já que a redução de polinização impacta na redução das lavouras e gera aumento no preço dos alimentos.
Foram convidados a participar da reunião o diretor técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária, Guilherme Costa Negro Dias; a coordenadora no Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura da Universidade Federal Rural Semi-árido (Ufersa) e diretora científica da Ong Bee or not to Be, Kátia Peres Gramacho; e o presidente da Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Aapivaje), Renato Alves de Souza, dentre outros.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário