Minas Gerais
Contribuição popular vai fortalecer Plano de Segurança Hídrica da RMBH
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) divulgam Diagnóstico Participativo aos cidadãos interessados em contribuir com a elaboração do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PSH-RMBH).
As informações coletadas neste processo vão subsidiar a construção do Banco de Projetos e o Plano de Comunicação, Mobilização e Educação Ambiental do PSH-RMBH. Vale ressaltar que as informações serão registradas de modo a não identificar participantes individuais. O prazo para contribuição no diagnóstico tem início nesta quarta-feira (14/6) e vai até o dia 14/7.
O objetivo do diagnóstico é determinar os atores específicos em cada área prioritária com vistas à segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, apontando onde determinados grupos são mais frequentes dentro da bacia a ser trabalhada, quais as necessidades, interesses e problemas, o grau de envolvimento da sociedade, eentre outras questões que atestem necessárias de esclarecimento para caracterização dos alvos e interações no meio ambiente a que pertencem.
Dinâmica
A elaboração do Plano de Segurança Hídrica da RMBH ocorre num período de 18 meses, com a previsão de interação direta com esses atores, ao longo de toda a elaboração dos trabalhos técnicos.
Essa condição de construção participativa vem sendo exercitada desde o início dos trabalhos em março de 2022, com eventos junto às secretarias de Estado, prefeituras municipais e eventos públicos e encaminhamento a importantes contribuições recebidas de diversas instituições atuantes na área.
Diante da crise hídrica, vivida em diversas regiões brasileiras, associada a tragédias ocasionadas pelo rompimento das Barragens B-I, B-IV e B-IVA do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, tornou-se ainda mais aguda a necessidade de planejamento para garantir a disponibilidade de recursos hídricos com qualidade e em quantidade, com resiliência em caso de eventos extremos. Estas ações deverão ser previstas nas áreas críticas para a segurança hídrica na RMBH e com horizontes de curto, médio e longo prazo.
“A interação com os municípios, entidades, sociedade civil, instituições e demais atores que fazem a gestão dos recursos hídricos ou atuam em temas correlatos na RMBH permitirá alcançar a escala desejada para o encaminhamento de soluções destinadas à melhoria da segurança hídrica em nossa Região Metropolitana”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.
Sobre o PSH-RMBH
A elaboração do PSH teve início em março de 2022 com a entrega do plano de trabalho que aborda objetivos específicos da construção. O contrato prevê a entrega de seis produtos, entre estudos e levantamentos, mapeamento de áreas prioritárias, banco de projetos e plano de mobilização, comunicação e educação ambiental que vão resultar no Plano de Segurança Hídrica da RMBH.
A Profill Engenharia e Ambiente S/A venceu o processo licitatório para elaboração do plano. O contrato, com vigência de 18 meses e valor de R$ 1, 2 milhão será pago via formalização dos acordos de recuperação judicial entre a Vale, Governo de Minas e Ministério Público.
O PSH–RMBH se integra ao planejamento estratégico do Governo Estadual como um aprofundamento das ações estabelecidas no Plano Mineiro de Segurança Hídrica e nas orientações conceituais do Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS15 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil