Minas Gerais
Curso capacita servidores do Igam para gerenciamento de riscos
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promoveu, em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), um curso de capacitação direcionado aos servidores que atuam nos processos de outorga e cobrança pelo uso da água e aos membros do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A capacitação foi realizada nos dias 11 e 12/6, na Fundação João Pinheiro (FJP).
O treinamento teve como objetivo capacitar servidores das Unidades Regionais de Gestão das Águas (Urgas), bem como outros servidores da instituição, a fim de formar multiplicadores da metodologia de gestão de riscos em suas respectivas áreas de atuação.
Participaram membros da diretoria do Igam e servidores das dez Urgas, que atuarão como multiplicadores em suas respectivas regionais. Também participaram membros do CGIRC, responsáveis pelo monitoramento da execução do Plano de Integridade e pela elaboração da Política de Gestão de Riscos do Sisema.
Para o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, a realização do curso foi de grande importância para o aprimoramento dos processos da entidade e para a tomada de decisões. “O momento foi muito importante para a equipe do Igam, porque possibilitou o conhecimento sobre a política de gerenciamento de risco e capacitou os servidores para iniciar avaliação de riscos dos processos de outorga e de reavaliação dos riscos do processo de cobrança pelo uso de recursos hídricos. Esses são processos extremamente relevantes para o Igam e o trabalho de gerenciamento de risco vai permitir ainda mais o aprimoramento, a transparência e a integridade dos processos”, ressaltou.
O superintendente Central de Auditoria em Gestão de Riscos e de Programas da CGE, Armando Noé, que conduziu a capacitação, apresentou conteúdos teóricos e propôs atividades práticas nas quais os participantes puderam aplicar a teoria diretamente em seus processos de trabalho. Durante as atividades, foi possível compreender melhor a metodologia, dirimir dúvidas e refletir sobre os riscos associados aos processos, bem como sobre a efetividade dos controles existentes.
A controladora Seccional do Igam, Michelle Calazans, destacou que ao identificar os riscos é possível realizar ações para mitigá-los e, desse modo, aumentam-se as chances de a instituição alcançar seus objetivos. “Além disso, permite saber em quais pontos do processo será necessário alocar recursos para aprimorar os controles associados aos riscos”, disse.
O curso constitui-se como atividade introdutória para um trabalho de gestão de riscos dos processos de outorgas e para revisão da matriz de riscos dos processos de cobrança, que está sendo conduzido pela Controladoria Seccional do Igam. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até dezembro deste ano.
Plano de Integridade do Sisema
O Plano de Integridade do Sisema contempla oito eixos temáticos: Gestão de Pessoas; Transparência; Gestão do Conhecimento e da Informação; Gestão de Riscos; Regularização Ambiental; Fiscalização Ambiental; Órgãos Colegiados e Sustentabilidade. Juntos, esses eixos abrangem 114 ações a serem desenvolvidas pelas instituições que fazem parte do Sisema.
Para cumprimento do decreto estadual e elaboração do plano de integridade foi publicada a Resolução Conjunta Semad/Feam/Igam/IEF, nº 2.790, em 3/4/2019, que instituiu um grupo de trabalho composto por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Igam. Foram quase 16 meses de trabalho, com diversas reuniões realizadas entre várias equipes técnicas e abertura para participação dos servidores.
A revisão da primeira edição do Plano de Integridade do Sisema foi aprovada recentemente pela Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam Nº 3.231/ 2023.
Clique aqui e conheça o Plano de Integridade do Sisema na íntegra!
Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controle (CGIRC)
O Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controle (CGIRC), instituído pela Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam Nº 3.055/ 2021, tem por atribuições supervisionar, orientar e monitorar estruturas, sistemas, fluxos e processos de governança, integridade, gestão de riscos e controles da Semad, Feam, IEF e Igam.
O Comitê é responsável por tutelar a implementação efetiva do Plano de Integridade do Sisema, bem como sua supervisão, monitoramento, revisão e atualização. Também é responsável por disseminar boas práticas de gestão de riscos e controles internos e promover ações contínuas de formação e sensibilização dos servidores públicos do Sisema e das respectivas unidades administrativas regionais.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



