Política
Visita a Barra Longa verificará contaminação do solo e do ar
A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará visita ao distrito de Barra Longa, em Mariana (Central), nesta sexta-feira (16/6/23), a partir das 9h30, com o objetivo de verificar a situação de contaminação do solo e do ar após o rompimento da barragem, em novembro de 2015.
O ponto de encontro será na Igreja Nossa Senhora da Conceição (Gesteira), no distrito de Barra Longa. Após a visita, a comissão também ouvirá a população local sobre a atuação do poder público, na Fazenda Cerceau, no distrito de Pedras, também em Mariana. O objetivo é contribuir com os trabalhos da Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana.
O requerimento para realização da visita é da deputada Beatriz Cerqueira (PT). Em reunião realizada no último dia 19 de maio pela comissão na ALMG, com os atingidos de Barra Longa, a deputada enfatizou que as mineradoras mentem na grande mídia, usando de publicidade para passar uma ideia de que os problemas estão sendo resolvidos, o que não é verdade. “Imagina se uma grande empresa destrói a sua casa e, 8 anos depois, a situação não se resolve e você não é restituído. É algo absurdo e até difícil de explicar”, disse.
Naquela ocasião, o promotor de justiça e coordenador geral da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Paulo César Vicente de Lima, havia prometido repercutir dentro do Ministério Público as principais reclamações dos atingidos, envolvendo problemas estruturais nas casas de reassentamento construídas pela Fundação Renova.
O Ministério Público também teria assinado, sem acordo com os atingidos, a liberação de uma lista de recursos para a reforma das casas construídas pela Fundação. A população protestou pelo baixo valor dos recursos liberados, totalmente fora da realidade dos custos de materiais de construção no mercado.
O promotor é um dos convidados a acompanhar a visita. Além dele, foram chamados os deputados federais Rogério Correia e Padre João (ambos do PT-MG), e a procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente da Advocacia-Geral da União, Mariana Barbosa Cirne.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário