TECNOLOGIA
Virgin Galactic já tem data para realizar 1º voo comercial ao espaço
A Virgin Galactic , empresa de turismo espacial de Richard Branson, anunciou nesta quinta-feira (15) que irá realizar o primeiro voo comercial para o espaço no dia 27 de junho. Com isso, as ações da companhia dispararam 40% na abertura do mercado de Nova York nesta sexta (16).
O voo será chamado de Galactic 01 e terá, entre os tripulantes, pesquisadores da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.
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A empresa sofreu com inúmeros adiamentos da tentativa, mas agora garante que conseguirá realizar a operação. Sendo assim, os mais de 800 turistas que já adquiriram o voo poderão se encher de esperança novamente.
A data, no entanto, não é fixa, pois depende das condições do dia. A empresa, portanto, tem uma janela de 27 a 30 de junho para decolar o avião espacial VSS Unity para fora do Spaceport America, no Novo México.
A tripulação do Galactic 01 conduzirá experimentos no ambiente de microgravidade do espaço, disse a Virgin Galactic.
A companhia disse ainda que pretende realizar o segundo voo comercial em agosto, o Galactic 02, dando início à série de voos ao espaço.
Sem dar detalhes, a empresa indicou que o 2º voo poderá, finalmente, levar turistas ao espaço.
A Virgin Galactic retornou recentemente aos voos espaciais depois de quase dois anos com um voo de teste chamado Unity 25, que enviou seis funcionários da empresa para o limite do espaço e voltou. A empresa havia planejado operações comerciais desde que levou Branson, seu fundador, ao espaço em julho de 2021.
Fonte: Tecnologia
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia