Pesquisar
Close this search box.

Política

Tem início, nesta segunda (19), 1º ciclo do Assembleia Fiscaliza 2023

Publicados

em

Imagem

O 1º ciclo do Assembleia Fiscaliza 2023 tem início nesta segunda-feira (19/6/23), com a prestação de contas do governo estadual ao Legislativo mineiro. A atividade se estende até o próximo dia 29. O objetivo da iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), instituída em 2019, é fiscalizar a gestão do Estado em suas diversas áreas, uma das funções constitucionais do Parlamento.

Serão realizadas, ao todo, 13 reuniões ao longo desses nove dias. Elas são conduzidas por comissões temáticas da ALMG e outras convidadas. Nesses encontros, secretários de Estado, dirigentes de órgãos e entidades do governo prestam contas sobre as ações desenvolvidas entre 1º de janeiro a 31 de maio deste ano.

As reuniões serão realizadas no Auditório José Alencar. Todas as sabatinas terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelo Portal da Assembleia, na página de cada uma das reuniões.

Ao final do ciclo, o Assembleia Fiscaliza resulta na apresentação de recomendações ao Poder Executivo que integrarão o relatório de cada reunião de fiscalização. A Mesa da Assembleia então envia essas recomendações ao governo.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 25 de janeiro

Consulte a programação desse ciclo:

Aba

Histórico

Desde 2019, a Assembleia tem reforçado suas ações de fiscalização. Para tal, criou, por meio da Emenda à Constituição do Estado 99, daquele ano, o Assembleia Fiscaliza, que depois foi aperfeiçoado por outras normas.

No ano passado, foi criado o Fiscaliza Mais, que teve o objetivo de selecionar temas específicos de políticas públicas para o seu acompanhamento intensivo durante todo o ano pelas comissões permanentes da ALMG.

Neste ano, a Assembleia resolveu aperfeiçoar ainda mais o Assembleia Fiscaliza, que passou a englobar todas as atividades de fiscalização desenvolvidas no âmbito das comissões temáticas.

Áudio

Assim sendo, a iniciativa será composta pelas seguintes estratégias de fiscalização:

  • Prestação de contas do governo: consiste na realização de dois ciclos anuais de reuniões das comissões da Assembleia com os dirigentes de órgãos e entidades do governo;
  • Tema em foco: consiste em uma estratégia de monitoramento sistemático de um tema específico do conjunto das políticas públicas das áreas temáticas de cada comissão;
  • Reuniões e visitas de fiscalização: nas reuniões de fiscalização, as comissões da Assembleia debaterão diversos assuntos de interesse da sociedade. As comissões também farão visitas a locais que prestam serviços públicos para verificar suas condições de funcionamento.
Leia Também:  Campanha de Popularização do Teatro e da Dança chega à Assembleia

Esse é o primeiro ciclo do prestação de contas do governo nessa nova configuração do Assembleia Fiscaliza.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Presidente inaugura Central de Transmissão em Tempo Real da TV Assembleia

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA