Política
FFO recomenda rejeição de emendas a projeto que isenta locadoras
Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e relator do Projeto de Lei (PL) 2.803/21, que com as modificações propostas em 2º turno isenta as locadoras de veículos de pagarem a diferença de alíquota de IPVA quando vendê-los, o deputado Zé Guilherme (PP) distribuiu cópias (em avulso) do seu parecer sobre as emendas recebidas em Plenário na semana passada. A comissão se reúne novamente nesta segunda-feira (19/6/23), às 17h30, para apreciar o relatório.
Originalmente, o projeto, de autoria do deputado João Magalhães (MDB), autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com os municípios, que assim optarem, para fornecimento de informações sobre a frota de veículos e arrecadação do IPVA.
No substitutivo nº 1, apresentado pela própria FFO em 2º turno, foram acrescentados dois artigos que alteram a Lei 14.937, de 2003, que trata do IPVA.
Um deles isenta as locadoras de pagar a complementação do IPVA em relação à alíquota padrão de 4% cobrada dos contribuintes em geral quando seus veículos são transferidos a uma subsidiária para revenda. Em Minas, as locadoras pagam a alíquota de 1%. Ou seja, o novo texto dispensa o pagamento proporcional dessa diferença de alíquota de 3%.
A outra mudança trazida pelo substitutivo isenta do IPVA a propriedade de ônibus ou micro-ônibus destinado ao transporte público coletivo.
As emendas de Plenário, que receberam os números 1 e 6, pretendem justamente excluir essas alterações. O deputado Cristiano Silveira (PT) propôs a supressão do benefício às locadoras e o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), a retirada do artigo que favorece os proprietários de ônibus para o transporte público. O relator entende, contudo, que esses dispositivos aperfeiçoam a legislação do IPVA e por isso se posiciona contra as emendas.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário