Minas Gerais

Cemig lança primeiro e-commerce brasileiro para venda de energia

Publicados

em

Com foco em novos mercados, a Cemig, mais uma vez, sai na frente e lança o “Energia Livre Cemig”, um sistema de e-commerce inovador que oferece aos clientes de média tensão a possibilidade de simular e contratar energia renovável com desconto de até 35% na fatura mensal. A nova plataforma, que revoluciona o setor, foi planejada para tornar a jornada simples e ágil, possibilitando a contratação de energia de forma 100% digital em apenas três etapas: simulação, proposta e contratação.

A novidade atenderá clientes de todas as regiões do país, que desejam migrar para o chamado Mercado Livre de Energia – ambiente onde a Cemig é líder e referência no setor. Nessa modalidade, empresas têm liberdade para escolher de quem desejam comprar energia, com a vantagem de preços mais competitivos.

“O Energia Livre Cemig foi construído para que os clientes possam ter a melhor experiência de compra, aliando a solidez do Grupo Cemig à tecnologia e à inovação. O mercado livre de energia, que já era uma realidade para os clientes de maior porte, agora está disponível para todos as unidades conectadas à média tensão, que já podem garantir a compra de energia e migrar a partir de janeiro de 2024”, ressalta Dimas Costa, diretor da Cemig Comercialização.

Ainda segundo o executivo, a Companhia está ampliando sua capacidade operacional para levar economia e sustentabilidade a um número cada vez maior de empresas em todo o país. “Queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável e atender às expectativas dos nossos clientes, que buscam o equilíbrio entre os aspectos econômico-financeiros, ambientais e sociais”, completa Dimas Costa.

Leia Também:  Emater-MG e prefeituras incentivam cultivo de café conilon no Vale do Suaçuí, região Leste de Minas

Mudanças no setor

Segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), nos últimos 20 anos, o ambiente de contratação livre foi responsável por uma redução acumulada de gastos de energia da ordem de R$ 339 bilhões, sendo R$ 41 bilhões somente em 2022.

A ampliação atual do Mercado Livre de Energia é decorrente da Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia – MME. Essa Portaria definiu que, a partir de janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles ligados em média ou alta tensão, estarão aptos à aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre – ACL, independentemente do volume de energia demandado.

Assim, mais de 100 mil unidades consumidoras do país – de supermercados a shopping-centers e indústrias de pequeno porte, passando até por condomínios – poderão ser representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Esse modelo já está consolidado em vários mercados de energia em todo o mundo, entre eles, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e França.

Certificado de Energia Renovável

O novo e-commerce do Grupo Cemig para o Mercado Livre de Energia possibilita, além da economia, a contratação de energia de fonte renovável, relevante atributo de sustentabilidade, que adiciona valor às empresas contratantes e aos seus produtos, totalmente alinhado às premissas da atual agenda ESG (Environmental, Social and Governance).

Leia Também:  Estado concede Tratamento Tributário Setorial para cervejarias de micro, pequeno e médio portes

Para a comprovação da origem renovável, a Cemig oferece aos clientes os certificados de energia elétrica renovável Cemig-REC e o I-REC, esse último emitido pela International REC Standard (I-REC Standard). Os certificados possuem sistemas de rastreamento de atributos de energia renovável e têm sido cada vez mais utilizados por empresas que buscam o alinhamento e compromisso com as práticas de ESG.

Esses selos comprovam que o consumo de energia está livre de emissão de gases nocivos ao meio ambiente, e atendem aos requisitos do Escopo 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) – Protocolo internacional para mensuração das emissões, e da ISO 14.064 – norma internacional de verificação dos inventários de gases de efeitos estufa.

Desde 2019, a Cemig já emitiu mais de 10,5 milhões de Certificados de Energia Renovável (Cemig REC e I-REC), contribuindo para que seus clientes alcancem a redução das emissões de gases de efeito estufa e caminhem juntos com a Cemig, alinhados aos compromissos ambientais globais do Net Zero, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  São Paulo registra primeiro caso da Ômicron XBB.1.5 no Brasil
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA