Minas Gerais
Uberaba receberá etapa estadual do Jemg 2023
O Governo de Minas anunciou, nessa quarta-feira (21/6), a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, como sede da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2023 (Jemg). Entre os dias 1 e 6/8, a cidade irá receber cerca 4 mil estudantes-atletas de 12 a 17 anos de escolas públicas e particulares do estado.
Pelo segundo ano seguido, Uberaba receberá a etapa estadual do Jemg. A infraestrutura de hotelaria, escolas, quadras, ginásios e logística adequada à realização dos jogos foram fundamentais para a escolha da cidade como sede dos jogos organizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e que conta com a execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
“A cidade de Uberaba foi selecionada como cidade-sede, via processo de seleção. Esse projeto abrange vários itens que o município tem que dispor para sediar, entre eles, os espaços esportivos e espaços de alojamento. Os itens são analisados para selecionar a cidade, e Uberaba compreendeu todos eles”, explica a diretora de Incentivo ao Desporto Educacional da Sedese, Fernanda Alves Batista.
Durante os dias do evento, serão disputadas 17 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
A etapa estadual do Jemg compreende a fase final da competição e os vencedores vão representar Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), nos Jogos da Juventude (organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil) e nas Paralimpíadas Escolares (organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro).
“O Jemg é um momento de oportunidade para o fomento esportivo, a detecção de novos talentos, o intercâmbio esportivo, a formação desse vínculo entre o estudante-atleta, sua escola e o esporte. Então, essa é uma ferramenta importante para o desporto educacional em Minas Gerais”, completa Fernanda Batista.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.