Minas Gerais

Palestra sobre saneamento conscientiza estudantes de Campo Florido

Publicados

em

A fim de contribuir para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis, a equipe socioambiental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou, nesta quinta-feira (22/6), uma palestra sobre saneamento e preservação ambiental para 130 estudantes das turmas do 5º ano da Escola Municipal Cárita Bella de Barros Alves, em Campo Florido.

“Falamos sobre como é feito o tratamento da água no município, ressaltamos a relação entre recursos hídricos, meio ambiente e a vida no planeta, e como cada pessoa pode fazer sua parte nos cuidados com a natureza e no consumo consciente da água”, pontuou Adilson Maia, representante da Copasa.

Também foi explicado como o saneamento básico contribui para a melhoria da saúde da população, favorece a atração de investimentos privados para o município, valoriza o potencial turístico local e possibilita a preservação e recuperação da fauna e da flora.

A apresentação foi um atendimento à solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É de grande importância trazer essas informações, já que as pessoas nem sempre têm esse conhecimento. Ações como essas ajudam as informações a serem multiplicadas lá fora, e assim conseguimos propagar ideias. Através das crianças, que ficaram maravilhadas, esse conteúdo será repassado aos pais e outros familiares. Agradeço a toda a equipe por vir até o município e trazer um tema cheio de tanta riqueza”, destacou a titular da pasta, Katiuce Aparecida da Silva Morais.

Leia Também:  Decisão do TCE sobre contribuição de militar ao IPSM pauta audiência

Para os professores, a apresentação contribui com o aprendizado dos alunos, que já participam do projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, promove parcerias com as prefeituras municipais para capacitar educadores no tema “educação ambiental” e formar estudantes conscientes quanto à utilização dos recursos naturais.

Segundo Alessandra Margaret Feliciano, vice-diretora da instituição de ensino, a educação é, sem dúvida, a melhor forma para se criar um cidadão crítico, responsável e consciente. “Essa certeza se concretiza a cada atividade realizada por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, e a palestra de hoje (22/6) proporcionou aos alunos e professores dos 5° anos momentos de grande aprendizado ao falar da importância da água em nossas vidas, trouxe métodos de preservação e ações positivas que garantam um uso sustentável da água em nosso planeta”, pontuou Alessandra.

Ainda segundo a educadora, esse tipo de atividade favorece um futuro mais verde. “Ter uma visão interdisciplinar da educação ambiental contribui para que as crianças passem a ser agentes ativos e se tornem cidadãos que entendem e valorizam a natureza, conscientes sobre as suas responsabilidades e o seu papel na sociedade para a preservação dos recursos naturais”, concluiu.

Leia Também:  TCEMG responde consulta sobre sistemas auxiliares nos processos licitatórios

Programa Chuá

As apresentações nas escolas fazem parte do Programa Chuá, desenvolvido há mais de 30 anos na Copasa. Consiste em ampliar a consciência ambiental dos alunos e formar cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental.

Agenda ESG e ODS

O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

Também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.

O trabalho da Copasa vai além do tratamento da água e do esgoto. Para garantir o acesso aos recursos naturais às gerações atuais e futuras, seu empenho começa com a conscientização. Por meio do diálogo com as crianças e adolescentes que amanhã serão o futuro, a empresa planta hoje as sementes da sustentabilidade.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Publicado comunicado sobre concurso de policial legislativo da ALMG
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA