Polícia
Ação da PCMG desarticula esquema envolvendo venda de eletrônicos
Em ação de combate a fraudes eletrônicas na capital, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços, localizados na região Noroeste de Belo Horizonte, em desfavor de dois sócios de uma suposta empresa atuante no mercado de vendas pela internet, na modalidade de dropshipping. Um dos investigados, de 28 anos, foi preso durante os trabalhos de busca, e o outro não foi localizado.
A ação foi realizada na última quarta-feira (21/6), pela 1ª Delegacia Especializada de Investigação de Fraudes, unidade vinculada ao Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccof).
Durante a busca, na empresa e na casa de um dos alvos, foram apreendidos equipamentos eletrônicos utilizados pelo investigado, além de uma quantidade significativa de produtos não licenciados e falsificados. “O que nós arrecadamos, em relação a materiais, refere-se a devoluções feitas por clientes”, esclarece o chefe da Divisão Especializada de Combate à Corrupção, Investigação a Fraudes e Crimes Contra a Ordem Tributária, delegado Magno Machado.
Além disso, os policiais arrecadaram dois relógios de luxo, estimados em aproximadamente R$ 100 mil, e dois carros de alto padrão, avaliados em cerca de R$ 1 milhão.
Esquema criminoso
Conforme apurado, os investigados utilizavam sites de vendas como se fossem o portal oficial de uma famosa marca de produtos eletroeletrônicos originários da China, fazendo o uso indevido do endereço e do CNPJ da loja oficial detentora de representação exclusiva da marca no Brasil, localizada na cidade de São Paulo. Assim, os clientes acreditavam estar comprando produtos originais e devidamente licenciados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com Machado, os suspeitos teriam utilizado vários sites, já que quando um adquiria grande quantidade de reclamações, outro era criado.
Após a ação policial, os sites fraudulentos foram inativados. As investigações continuam a fim de quantificar o prejuízo causado pelos investigados, uma vez que ainda estão sendo contabilizados as possíveis vítimas da fraude.
Dropshipping
O dropshipping é uma modalidade comercial em que a loja ou portal responsável pela venda não possui um estoque físico de produtos anunciados. Assim, a empresa responsável pela a venda funciona como uma espécie de intermediadora entre o fornecedor e o cliente.
A delegada Stefhany Martins, que coordena as investigações, explica que os suspeitos faziam uma mediação entre os fornecedores (da China) e o consumidor final. “Nesses produtos que eram comercializados pelos suspeitos, nós descobrimos que tinham produtos falsificados e também produtos que são chamados do ‘mercado cinza’, que são aqueles originais da China, mas que não foram homologados pela Anatel”, disse.
Os dois suspeitos, segundo a delegada, irão responder por estelionato (na modalidade fraude eletrônica), crimes contra a relação de consumo e lavagem de dinheiro.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES1 dia atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial