Pesquisar
Close this search box.

Política

Participação Popular debate o Plano Plurianual da União

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate, nesta segunda-feira (3/7/23), a elaboração do Plano Plurianual (PPA) da União. O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal e está sendo construído, de forma participativa, em todo o País. A reunião será às 14 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

O PPA é estabelecido em lei e tem vigência de quatro anos. Ele se inicia no segundo ano de mandato de um presidente e se prolonga até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor. Dessa forma, o documento terá validade entre 2024 a 2027, conforme destaca o portal do Ministério da Economia.

O Plano Plurianual define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal. Durante sua vigência, ele norteia a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), além de planos e programas nacionais, regionais e setoriais.

Neste ano, pela primeira vez, o governo federal está debatendo o plano em plenárias estaduais por todo o País. O objetivo, de acordo com Executivo, é que a sociedade ajude a decidir como a União aplicará seus recursos. Há, ainda, um sistema eletrônico para envio de sugestões. A plenária de Minas Gerais será realizada no dia 12 de julho, em Belo Horizonte.

Leia Também:  Deputadas contestam atuação de mineradora na Serra do Curral

O deputado Doutor Jean Freire (PT), um dos autores do requerimento para a audiência da comissão, explica que ela será uma prévia da plenária, inclusive com a participação de técnicos do governo federal.

Citação

Ele cita a experiência pioneira do Legislativo mineiro, por meio da Comissão de Participação Popular, de discutir o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) do Estado com a população, votar e fazer audiências públicas. “E agora temos essa sintonia com o governo federal, com o orçamento participativo”, conclui.

Além de Doutor Jean Freire, também são autores do requerimento para a reunião os deputados petistas Marquinho Lemos, presidente da comissão, e Leleco Pimentel.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Governador participa da formatura de jovens lideranças em atuação política

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA