Minas Gerais

Aluna de escola estadual em Ouro Preto é destaque em robótica

Publicados

em

Educação que instiga a curiosidade e abre portas para novas possibilidades. Assim são as aulas de robótica na rede estadual de ensino mineira, conteúdo que pode ser ministrado conjuntamente com outros componentes curriculares do Novo Ensino Médio. Aluna do 2º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Almeida, no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, Lara Rossini é uma apaixonada por robótica, que encontrou nos componentes formativos de Tutoria, Tecnologia da Inovação e Práticas Comunicativas e Criativas, pertencentes ao currículo do Novo Ensino Médio (NEM), a possibilidade de desenvolver projetos práticos.

“Desde muito nova eu já tinha interesse por essa área, sempre procurava saber alguma coisa. Com o passar do tempo, fui me aperfeiçoando e buscando novos conhecimentos. Com o apoio da escola e com os kits robótica, eu consegui adquirir ainda mais conhecimento e desenvolver esses projetos”, destaca a estudante.

A Secretaria de Estado de Educação investiu R$ 27 milhões, desde 2021, para que escolas estaduais que oferecem o ensino médio possam adquirir materiais do chamado “kit robótica”. Os recursos são destinados à aquisição de materiais e equipamentos para subsidiar as aulas práticas que envolvem a transversalidade com temáticas de inovação, robótica, tecnologia e mecânica. Por meio de um Termo de Doação com o Grupo Mais Unidos, foram elaborados materiais de apoio com a finalidade de auxiliar os conteúdos ministrados em sala.

Leia Também:  Rodovia MGC-367, entre Couto de Magalhães de Minas e Diamantina, recebe nova camada de asfalto

Com o kit robótica e kit Arduino, plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos tecnológicos, eletrônicos e de programação, disponibilizados pela escola, a estudante desenvolveu uma estação metereológica, que mede a temperatura e a umidade do ambiente; uma trena eletrônica com sensor ultrassônico, que dispensa a necessidade de fios para a medição; um braço robótico, com capacidade de ser automatizado e desempenhar funções específicas; e um carrinho com chassi de duas rodas, que pode ser controlado remotamente.

SEE-MG / Divulgação

“A escola me apoiou e me motivou desde o início no desenvolvimento dessas criações, principalmente com os materiais e equipamentos que eles disponibilizaram. Eu acho que, sem esse apoio, o desenvolvimento desses projetos seria muito mais difícil”, destaca a estudante. Lara já tinha um conhecimento prévio sobre robótica, software e programação e os kits tecnológicos disponibilizados pela escola despertaram na estudante o interesse de desenvolver os projetos.

“A gente só tinha que lapidar e auxiliar no que fosse necessário. Ela sempre foi uma aluna dedicada, curiosa e criativa, com ideias inovadoras. Sempre que a gente ia desenvolver algum trabalho ou projeto em grupo, ela vinha com ideias diferenciadas. Esses projetos concretizam as habilidades que ela tem”, afirma Cláudio Lopes, professor de Estudos Orientados e Tutoria. “A educação ainda é um fator de total mudança dos nossos adolescentes e é neles que nós temos que investir”, reforça Cláudia Gontijo, professora dos componentes de Tecnologia da Inovação e Práticas Comunicativas e Criativas.

Leia Também:  Estudantes da rede estadual mineira conquistam 577 medalhas na 17ª Obmep

Expandir conhecimentos e ampliar possibilidades

O componente curricular de Tutoria é trabalhado em conjunto com o de Projeto de Vida, em que os professores auxiliam os estudantes a perceberem suas potencialidades, impulsionarem seus sonhos e a desenvolverem habilidades. A disciplina permite aos alunos desenvolverem projetos pessoais e intelectuais, com o auxílio e direcionamento dos professores tutores. Uma oportunidade de expandir conhecimentos e ampliar possibilidades.

Lara ressalta que as aulas de Projeto de Vida da escola a ajudaram a pensar mais no futuro e a traçar um planejamento de propósitos, sonhos e perspectivas. Ela afirma que, após se formar no ensino médio, planeja cursar Engenharia de Software ou Ciência da Computação. Mas, enquanto ainda cursa o EMTI, Lara tem planos de montar uma oficina itinerante de robótica com Arduino. O objetivo é incentivar outros alunos a ingressarem na área da robótica e dar apoio para que eles também se destaquem.

Segundo a estudante, com o conhecimento da plataforma Arduino, os demais alunos podem se aperfeiçoar na robótica e desenvolver projetos, com o apoio do professor. “A plataforma é um ambiente totalmente programável, que recebe e executa comandos. Assim, posso desenvolver qualquer projeto”, pontua a estudante.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Hospital 272 joias é inaugurado em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Semana Estadual de Prevenção às Drogas chama público ao debate

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA