ESPORTES
Palmeiras está pronto para encarar o São Paulo pela Copa do Brasil
O Palmeiras realizou na manhã desta terça-feira (04), na Academia de Futebol, mais um treino em preparação ao confronto com o São Paulo, na quarta (05), às 19h30, no estádio do Morumbi, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Os jogadores ensaiaram construções de jogadas, cruzamentos e finalizações, entre outros fundamentos. Na sequência, houve uma atividade tática e um recreativo.
O lateral-direito Mayke, atleta do elenco com a maior sequência de partidas atualmente (18 jogos consecutivos), valorizou o trabalho feito na semana e lembrou que será apenas a primeira parte da decisão – na quinta que vem, o duelo será no Allianz Parque, às 20h.
“Os últimos resultados não foram os que queríamos, mas acontece. Para mudar essa chave, é trabalhar bastante. Estamos preparados para fazer um grande jogo, é quartas de final da Copa do Brasil, sabemos que vai ser um jogo muito difícil. Estamos preparados, trabalhamos bastante para poder chegar lá e fazer um grande jogo. São 180 minutos, estamos focados para isso. Se Deus quiser, vamos lá para fazer um bom resultado”, afirmou o camisa 12 alviverde, que soma 228 partidas e seis gols pelo clube, sendo 28 embates e uma bola na rede na atual temporada.
Mayke enfatizou que o plano é pensar também no jogo seguinte. “O professor Abel trabalha isso com a gente, sempre toca nessa tecla. Nós temos de saber disso: é um jogo de 180 minutos. Vamos procurar fazer um grande resultado no primeiro jogo, é muito importante. Vamos focados porque sabemos como é difícil jogar lá fora de casa”, disse.
Apesar de não contar com a Família Palmeiras no estádio rival, o atleta de 30 anos enalteceu a conexão à distância com a torcida. “Sabemos que a torcida vai nos apoiar pela TV e onde eles estiverem. Quando entramos em campo, esquecemos tudo em volta, focamos no jogo. Isso é o mais importante, trabalhamos o nosso mental para isso. Tenho certeza de que vamos lá buscar um grande resultado para, aí sim, podermos trazer o jogo para o Allianz Parque, onde somos muito fortes com a nossa torcida, e sairmos classificados”, concluiu.
O Palmeiras não perde há dez clássicos estaduais (são seis vitórias e quatro empates nos duelos mais recentes com Corinthians, São Paulo e Santos) e, nos últimos 15 jogos contra os rivais paulistas, foi apenas uma derrota, com dez vitórias e quatro empates. Invicto há quatro partidas contra o São Paulo, o Verdão busca triunfar duas vezes consecutivas sobre o rival no Morumbi após 20 anos (entre 2000 a 2002, venceu três vezes seguidas o Choque-Rei na casa tricolor). Neste ano, no único Choque-Rei no Morumbi, vitória palestrina por 2 a 0.
Além disso, sem sofrer gols do São Paulo há três partidas, o Palmeiras pode repetir seu recorde de baliza a zero em sequência contra o rival (em 1972, entre 1995 e 1996 e entre 2018 e 2019, o Verdão ficou quatro vezes seguidas sem ser vazado em Choque-Rei).

No Morumbi, independentemente do adversário, o Palmeiras atingiu retrospecto positivo de 122 vitórias contra 119 derrotas graças aos três triunfos nos três jogos que disputou no estádio neste ano: 3 a 1 sobre o Santos, pelo Paulista 2023, 2 a 1 sobre o Cerro Porteño-PAR, pela Libertadores 2023, e 2 a 0 sobre o São Paulo, pelo Brasileiro 2023.
Em caso de triunfo nesta quarta-feira, o Verdão repetirá as maiores séries de vitórias de sua história no Morumbi (o Maior Campeão do Brasil venceu quatro partidas consecutivas no estádio tricolor em 1969, 1983 e, por último, entre 1998 e 1999).
Tetracampeão da Copa do Brasil, o Palmeiras pode ainda completar 100 vitórias na história da competição, alcançando o Vasco na terceira posição e ficando atrás apenas de Flamengo, com 119, e Grêmio, com 112.
Fonte: Esportes
ESPORTES
Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.
Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.
Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.
Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.
A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.
Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.
Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:
“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”
A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



