Pesquisar
Close this search box.

Política

Deputados vão analisar regulamentação da profissão de restaurador-conservador

Publicados

em

Imagem

A importância da regulamentação do exercício da profissão de conservador-restaurador de bens culturais móveis e integrados, nos níveis de bacharel, técnico e tecnólogo, é o tema da audiência pública que será realizada nesta sexta-feira (7/7/23), pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será às 14 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

Autora do requerimento para realização da audiência pública, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) lembra que, especialmente em Minas Gerais, esses profissionais são essenciais para conservação e proteção do nosso patrimônio cultural. “O trabalho desses profissionais preserva a nossa memória, nosso acervo e nos ajuda a contar e recontar a nossa história a partir da arte, dos documentos e da cultura. Valorizar esses trabalhadores com a regulamentação é também cuidar do nosso patrimônio”, afirma.

De acordo com a deputada a regulamentação que deve ocorrer em nível nacional, com a aprovação do projeto que tramita na Câmara dos Deputados, é também uma sinalização de investimento no turismo cultural. “Em Minas, por exemplo, esse é um segmento importante pra nossa economia. São questões que estão ligadas e que precisam ser consideradas no processo da regulamentação”, defende Ana Paula Siqueira.

Leia Também:  Plenário aprova projeto para garantir permanência de alunos nas universidades

Minas Gerais é reconhecido como Estado pioneiro no País na formação de profissionais conservadores-restauradores, com escolas que são referência na área.

Para participar da audiência pública foram convidados professores e alunos de escolas que oferecem o curso de graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, além de profissionais que atuam na área.

Dos convidados, já confirmaram presença, entre outros, a diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da Fundação de Arte de Ouro Preto, Gabriela Lopes de Moura Ragel; o professor titular do curso da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Antônio Cruz Souza; a conservadora-restauradora e mestranda do curso da EBA, Lupehuara da Conceição Gomes de Zevallos e a professora do Curso de Conservação e Restauro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, de Ouro Preto.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Morre Clodesmidt Riani, um dos três primeiros cassados pela ditadura

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA