Minas Gerais

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo

Publicados

em

As inscrições para a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, o principal concurso internacional de queijos artesanais do país, estão abertas até o dia 28/7. O evento ocorrerá entre 24 e 27/8, no Grande Hotel e Termas de Araxá, na região do Alto Paranaíba. Nesta edição, a expectativa da organização é de que mais de mil queijos de várias partes do mundo disputem medalhas nas diversas categorias e o título de grande campeão do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, a competição é uma chance de ouro para que os produtos se destaquem no mercado. “Nas últimas edições, tivemos exemplos muito positivos de produtores que foram premiados e precisaram aumentar a sua produção e o valor do seu queijo. Além disso, observamos, até mesmo no exterior, a marca do concurso estampada nos rótulos de vencedores”, afirma.

Para participar, os produtores devem ter registro sanitário oficial do queijo pelas autoridades sanitárias do país de origem. Informações estão disponíveis neste site, na aba “Concurso”. É necessário realizar um cadastro e pagar a taxa de R$ 80 para se inscrever. O valor permite a participação de até três queijos, mas é possível adicionar um novo produto por R$ 30.

Após a inscrição e o pagamento da taxa, o candidato precisa acessar o sistema e, na página “Produtos Cadastrados”, selecionar o queijo para imprimir a sua ficha. Essa ficha de inscrição impressa deve ser enviada junto com a amostra do produto para a avaliação dos jurados.

Expoqueijo / Divulgação

Entrega dos queijos

Os concorrentes têm três opções para o envio das amostras (prova e contraprova): endereçamento postal, por transportadora especializada ou entrega em mãos à comissão organizadora. Foram também estabelecidos pontos de coleta em cidades brasileiras e italianas. A lista desses endereços está no site oficial do evento.

Leia Também:  Produtores do Serro e Diamantina realizam ação inédita para valorizar queijos da região

A embalagem das amostras é item fundamental para a preservação de sua integridade durante o transporte. Recomenda-se que os queijos sejam embalados e acondicionados em recipientes adequados, capazes de protegê-los de danos. A organização sugere que sejam utilizados dois sacos plásticos transparentes, com a ficha de identificação posicionada entre eles. A medida evita extravios e impede que a umidade afete a impressão.

O prazo para a chegada dos queijos por endereçamento postal é até às 11h do dia 19/8. Já a entrega em mãos para a comissão organizadora deverá ocorrer no dia 24/8, no local do evento, das 9h às 14h. Não serão aceitos queijos entregues após esse horário.

Curadoria

A novidade da competição em 2023 é a curadoria do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). É o primeiro concurso internacional com uma metodologia genuinamente brasileira, desenvolvida pela instituição.

O chefe-geral do instituto, Sebastião Tavares de Rezende, explica como o sistema permitirá ao corpo de jurados analisar os atributos sensoriais das amostras. “Serão avaliados o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Para cada quesito há um peso, o que nos permitirá chegar a uma nota final. As premiações consistem em primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro)”, relata.

Leia Também:  Estado dá início a novo ciclo de desenvolvimento de lideranças do Governo de Minas

Além do sistema de avaliação, as equipes do instituto elaboraram o regulamento, um glossário de terminologias e o método de inscrição dos produtos. “O concurso contempla cerca de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de espécies”, diz Sebastião.

Mais de 200 jurados irão analisar as amostras para definir os vencedores. “O júri é altamente qualificado, técnico, e passa por um treinamento específico do ILCT. Ser premiado em uma disputa como esta demonstra uma diferenciação do seu produto em relação aos demais”, ressalta o secretário Thales Fernandes.

Realizadores

A Expoqueijo Brasil – International Cheese Awards é realizada pela Bonare Eventos, em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Também são parceiros na realização do evento a Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o Sistema Ocemg, a prefeitura de Araxá, associações de produtores de queijos e instituições de fomento do agronegócio.

Serviço

Expoqueijo Brasil – International Cheese Awards

Data: 24 a 27/08/2023

Local: Grande Hotel e Termas de Araxá

Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Prorrogado prazo para inscrições de pareceristas no Assembleia Cultural

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Abertas as inscrições para professores bolsistas em cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) da rede estadual

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA