Pesquisar
Close this search box.

Política

Avança projeto sobre atendimento a alunos com TDAH em escolas

Publicados

em

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) emitiu, nesta quarta-feira (12/7/23), parecer de 1º turno favorável ao Projeto de Lei (PL) 5.052/18, que originalmente institui a Política de Diagnóstico e Tratamento do Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Estado.

A matéria, de autoria do deputado Doutor Jean Freire (PT), teve como relator o deputado Doutor Wilson Batista (PSD), que opinou pela sua aprovação a partir de um novo texto que apresentou (substitutivo nº 3). Agora o projeto já pode seguir para a análise da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Esse novo texto mantém entendimento da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia que analisou o projeto anteriormente e dispõe sobre o atendimento adequado aos alunos da rede estadual de ensino com transtorno específico de aprendizagem e TDAH.

Apesar disso, segundo o parecer, faz ajustes técnicos como a reordenação das diretrizes e a supressão do dispositivo que caracteriza os transtornos específicos de aprendizagem.

Citação

Primeiros socorros

Outra proposição que foi apreciada, em 1º turno, foi o PL 2.259/20, que originalmente obriga os hospitais e as maternidades do Estado a oferecer aos pais ou responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita.

Leia Também:  Valorização dos servidores da Uemg e Unimontes será tema de visita

De autoria do deputado Carlos Henrique (Republicanos), a matéria também teve como relator o deputado Doutor Wilson Batista, que opinou pela sua aprovação na forma de um novo texto (substitutivo nº 2).

Esse texto também mantém o entendimento da comissão que analisou a proposição anteriormente, no caso a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que acrescentou comando na Lei 22.442, de 2016, a qual já estabelece objetivos e diretrizes para a adoção de medidas de atenção à saúde materna e infantil no Estado.

Apesar disso, propõe que as orientações que o projeto visa garantir sejam prestadas também nas Unidades Básicas de Saúde, lugar onde a maioria dos atendimentos pré-natal é realizada e onde ocorrem as principais praticas educativas direcionadas às gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Cadastro de médicos especialistas

Na reunião, recebeu ainda parecer de 1º turno favorável o PL 5.060/18, também de autoria do deputado Doutor Jean Freire, que originalmente dispõe sobre a criação do cadastro de médicos especialistas no Estado.

A matéria teve como relatora a deputada Lud Falcão (Pode), que opinou pela sua aprovação na forma do substitutivo nº 2.

Leia Também:  Escola de Conta forma alunos de pós-graduação em Finanças Públicas

Esse novo texto mantém alteração na Lei 16.279, de 2006, que trata dos direitos do usuário dos serviços de saúde no Estado, assim como opinou a CCJ em análise anterior da matéria.

Apesar disso, sugere inserir comando para que seja disponibilizada lista de especialistas na internet no artigo 2º da referida lei, que trata especificamente dos direitos desses usuários.

“Parece-nos que, incluindo o acesso à lista de especialistas como um dos direitos mencionados nesse artigo, seria mais bem preservada a organização lógica da norma a ser alterada”, defendeu o relator no parecer.

Dessa forma, propõe como um direito ter acesso a uma lista de especialistas disponibilizada no site da Secretaria de Estado de Saúde, contendo o rol atualizado de profissionais médicos devidamente registrados como especialistas no Conselho Regional de Medicina.

Os dois últimos projetos citados já podem seguir para análise do Plenário, em 1º turno.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Escola de Conta forma alunos de pós-graduação em Finanças Públicas

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA