Política
Condições de trabalho na Cemig pautam audiência nesta quinta (13)
Debater as condições de trabalho dos funcionários da Cemig, uma vez que acidentes estariam aumentando na empresa, e o pagamento que seria devido aos trabalhadores por participação nos lucros é o objetivo de audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social realiza nesta quinta-feira (13/7/23), às 16 horas.
A data é também de paralisação dos trabalhadores da companhia, segundo anunciado pelo sindicato da categoria. A audiência será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi pedida pelo presidente da comissão, deputado Betão (PT), em atendimento a uma solicitação do Sindieletro/MG, o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais.
Segundo informações da entidade fornecidas ao gabinete parlamentar, além de acidentes de trabalho estarem crescendo e de possíveis subnotificações dos casos, a empresa estaria se negado a dar andamento ao pagamento acordado na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Acidentes fatais
Conforme o gabinete parlamentar, relatos do Sindieletro informam sobre acidentes de carro e ocorrências fatais com trabalhadores que atuam na rede elétrica, sem que a empresa tenha atendido a solicitação da entidade para apresentar dados sobre a situação.
Desde o ano passado, a categoria tem intensificado denúncias envolvendo esses acidentes de trabalho, como o ocorrido em outubro com Carlos Alberto Ribeiro (o Carlão), que há mais de 20 anos na empresa foi vítima de choque elétrico quando realizava manutenção nas redes.
No último dia 4 de julho, o trabalhador Gabriel Luciano também veio a óbito após um acidente na rede elétrica na Usina de Pai Joaquim, no Triângulo Mineiro.
Acordo
Sobre a PLR, a informação é de que o acordo coletivo de trabalho de 2023 determinava o valor a ser pago pela participação dos lucros referente à 2022.
Contudo, a atual direção da Cemig teria negociado um valor que não contemplava os trabalhadores e, após o prazo máximo, decidiu que não daria continuidade à discussão. Hoje, a alegação seria a de que a empresa não tem mais recursos para esse pagamento.
A retirada de benefício aos aposentados na área de saúde também deve ser abordada na audiência, que tem como convidados representantes da empresa, do sindicato, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário