Pesquisar
Close this search box.

Política

Condições de trabalho na Cemig pautam audiência nesta quinta (13)

Publicados

em

Imagem

Debater as condições de trabalho dos funcionários da Cemig, uma vez que acidentes estariam aumentando na empresa, e o pagamento que seria devido aos trabalhadores por participação nos lucros é o objetivo de audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social realiza nesta quinta-feira (13/7/23), às 16 horas.

A data é também de paralisação dos trabalhadores da companhia, segundo anunciado pelo sindicato da categoria. A audiência será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi pedida pelo presidente da comissão, deputado Betão (PT), em atendimento a uma solicitação do Sindieletro/MG, o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais.

Segundo informações da entidade fornecidas ao gabinete parlamentar, além de acidentes de trabalho estarem crescendo e de possíveis subnotificações dos casos, a empresa estaria se negado a dar andamento ao pagamento acordado na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Citação

Acidentes fatais

Conforme o gabinete parlamentar, relatos do Sindieletro informam sobre acidentes de carro e ocorrências fatais com trabalhadores que atuam na rede elétrica, sem que a empresa tenha atendido a solicitação da entidade para apresentar dados sobre a situação.

Leia Também:  Golpistas miram cartão de crédito e débito no Carnaval

Desde o ano passado, a categoria tem intensificado denúncias envolvendo esses acidentes de trabalho, como o ocorrido em outubro com Carlos Alberto Ribeiro (o Carlão), que há mais de 20 anos na empresa foi vítima de choque elétrico quando realizava manutenção nas redes.

No último dia 4 de julho, o trabalhador Gabriel Luciano também veio a óbito após um acidente na rede elétrica na Usina de Pai Joaquim, no Triângulo Mineiro.

Acordo

Sobre a PLR, a informação é de que o acordo coletivo de trabalho de 2023 determinava o valor a ser pago pela participação dos lucros referente à 2022.

Contudo, a atual direção da Cemig teria negociado um valor que não contemplava os trabalhadores e, após o prazo máximo, decidiu que não daria continuidade à discussão. Hoje, a alegação seria a de que a empresa não tem mais recursos para esse pagamento.

A retirada de benefício aos aposentados na área de saúde também deve ser abordada na audiência, que tem como convidados representantes da empresa, do sindicato, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público.

Leia Também:  Pelo menos cinco ministros serão anunciados por Lula nesta sexta

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Desenvolvimento econômico no Norte de Minas pauta audiência

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA