Minas Gerais
Estado realiza entrega de kits de Defesa Civil para 15 municípios
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou, entre os dias 3 e 12/7, a entrega de kits de Defesa Civil. Ao todo, 15 municípios mineiros foram contemplados pelo Chamamento Público 01/2023.
O kit, composto por viatura 4×4, notebook, trena digital e cinco coletes reflexivos tem como principal objetivo aprimorar a estrutura das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, agilizando, assim, o seu apoio à população da cidade.
Os kits distribuídos ao longo do mês vão complementar os outros 497 kits entregues ao longo de 2022.
Os municípios contemplados pelo chamamento foram Raposos, São Joaquim de Bicas, Jaboticatubas, Perdões, Conceição do Pará, Capelinha, Pocrane, Poço Fundo, Pará de Minas, Coroaci, Nova Lima, Patrocínio, Conceição das Alagoas, Ipatinga e Malacacheta.
Coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, o tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes destaca que a iniciativa é prova do comprometimento do Estado em estruturar as coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil em todo o território. “Temos a certeza de que esse investimento vai ajudar não apenas na resposta do município ao desastre, como também nas ações de caráter preventivo e mitigatório”.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.