Minas Gerais
Campanha traz recordes da gestão estadual e levanta autoestima dos mineiros

Tranquilidade para trabalhar e aproveitar a vida em um estado que segue alcançando recordes em atração de novos negócios, geração de emprego e renda, número de produção e exportação agropecuária e também no turismo, com a vinda de mais e mais visitantes para destinos como Belo Horizonte e cidades históricas.
O panorama ressalta o slogan gestão com realização e apresenta conquistas que reforçam o orgulho de ser mineiro, levantando a autoestima da população.
A escolha da trilha, a música “O sol”, da banda mineira Jota Quest, remete à trajetória crescente da gestão estadual, que sai de período de crise anterior a 2019 para iniciar trabalho de ajustes de contas públicas e criação de estratégias que têm tido como resultados recondução ao desenvolvimento e ao crescimento econômico.
A campanha destaca quatro áreas que têm experimentado recordes no governo Romeu Zema.
Exemplo é o volume da produção mineira de grãos, que atingiu 16,8 milhões de toneladas na safra 2021/2022. Soja e milho respondem por cerca de 90% da produção e a valorização das duas commodities no mercado, nos últimos anos, estimulou o setor a investir na oferta.
Tanto a área plantada quanto a produtividade dos dois principais grãos produzidos no estado registraram aumento. E as projeções sinalizam novos recordes para próxima safra (2022/2023), que deve alcançar cerca de 18,5 milhões de toneladas.
As exportações do agro mineiro alcançaram, em 2022, o valor de US$ 15,3 bilhões de dólares, com alta de 45,8%. Os dados são os melhores para as vendas externas de toda a série histórica. Assim como o valor, o volume, de 13,6 milhões de toneladas, destacou-se enquanto o maior já registrado, com o crescimento de 9% em relação ao ano anterior.
Economia
Também há recordes na atração de novos negócios: o Governo de Minas fechou o primeiro semestre de 2023 com atração de cerca de R$ 75,93 bilhões (de janeiro a junho), superando a meta estabelecida para todo o ano, que é de R$ 70 bilhões.
O desempenho é 72% superior ao registrado no mesmo período de 2022, quando foram atraídos R$ 44,1 bilhões. Ao todo, foram formalizados 103 projetos que estimam a geração de 43 mil postos de trabalho, 8 mil a mais do que o previsto para todo o ano de 2023.
De 2019 até o momento, foram R$350 bilhões em investimentos atraídos.
Minas Criativa
Outro setor que tem deslanchado é o Turismo. Minas acabou de assumir o primeiro lugar do país em crescimento da área, de acordo com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A variação mineira foi de 24,3%, ficando 13,2 pontos percentuais acima da média nacional (11,1%). A receita nominal cresceu em 34,9%, também superando a média brasileira, que ficou em 30,1% no período analisado.
Na última semana, o Governo de Minas lançou, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), os novos programas Minas Criativa e Mais Turistas, que juntos prevêem a criação de 100 mil empregos na economia da criatividade até dezembro de 2024 e investimentos de R$ 1 bilhão.
Trabalho
Mais negócios, mais emprego.
De 2019 a 2022, Minas ultrapassou a marca de 630 mil vagas de trabalho com carteira assinada e voltou a apresentar desempenho positivo na geração de empregos em 2023. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, maio foi o quinto mês consecutivo com saldo positivo no estado, com a geração de 26.626 postos de trabalho, resultado de 236.174 admissões e 209.548 desligamentos. Ao longo de 2023, Minas já acumula 118.688 nova oportunidades para os mineiros, considerando os dados até o mês de maio.
No comparativo com os demais estados, Minas foi o segundo no ranking com a maior geração de vagas formais, atrás somente de São Paulo, que apresentou saldo de 54.230 empregos.
De janeiro de 2019 para maio de 2023, 715 mil novos empregos foram criados.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
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