Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Secretaria de Educação conhece experiências internacionais de avaliação em larga escala

Publicados

em

A Missão Educacional Juntos Pelo Direito de Aprender, que levou secretários estaduais de Educação para conhecer a experiência em avaliação escolar da França e dos Países Baixos, concluiu suas atividades no último fim de semana. Representando a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o secretário Igor de Alvarenga, juntamente com a secretária adjunta, Geniana Guimarães, participaram de visitas ao sistema educacional desses países. Patrocinada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e pela Fundação Cesgranrio, a iniciativa foi promovida no âmbito do Fórum de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

“Foi um momento de partilha, que tivemos o prazer de conhecer os processos de avaliações da Holanda e da França quanto às avaliações formativas e somativas. Vimos que nós, em Minas Gerais, estamos no caminho correto e na direção adequada. Agora temos um pouco da experiência de lá, que vamos trazer para que possamos aplicar nas avaliações que já temos, que medem diferentes indicadores educacionais”, ressaltou o secretário Igor de Alvarenga.

Leia Também:  Consultor do Innovare conhece Programa Restaurar, do TJMG

Na cidade de Arnhem, dos Países Baixos, a comitiva de gestores e pesquisadores foi ao Cito Institute, onde discutiu técnicas e metodologias de avaliações somativas e formativas. O Cito é uma das maiores referências em avaliação em larga escala do mundo.

A visita ao instituto somou-se às demais atividades da missão nos Países Baixos, que incluíram visita à Escola Haarlemmermeer Lyceum e conversas com representantes do Ministério da Educação dos Países Baixos e com o embaixador do Brasil no país, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França.

Nos dias anteriores, em Paris, a equipe também pôde trocar experiências com o Ministério da Educação da França e com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de buscar instrumentos e ferramentas que apoiem as redes brasileiras a avaliar e monitorar a aprendizagem de seus estudantes.

Além dos secretários estaduais de Educação, a missão também contou com a participação de secretários municipais e representantes de outras importantes instituições educacionais. Para a coordenadora do Caed, Lina Kátia, a missão será lembrada como um movimento fundamental para a consolidação de uma cultura de avaliação em larga escala no Brasil.

Leia Também:  Há 50 anos, Minas se tornou primeiro estado com lei de prevenção contra incêndios no Brasil

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Programa de Eficiência Energética da Cemig vai beneficiar mais de 1,5 milhão de pessoas em 2024

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA