Minas Gerais
Convênio garante ampliação do sistema de abastecimento de água para mais 600 famílias em Guanhães

A garantia de acesso à água potável de qualidade continua sendo uma das prioridades do Governo de Minas. Nesta segunda-feira (17/7), foram inaugurados dois poços tubulares profundos para captação de água no município de Guanhães, no Vale do Rio Doce.
As obras irão beneficiar cerca de 2,7 mil moradores – 600 famílias – nos bairros João Miranda e Nossa Senhora Aparecida. O valor total do investimento é de R$ 399.581,22 e foi garantido por meio do convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guanhães.
Durante o evento de inauguração das obras, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destacou a importância dos poços para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da população.
“Ampliar o sistema de abastecimento no município de Guanhães é levar garantia de acesso à água de qualidade à toda população local. Acreditamos que o saneamento dialoga diretamente com os demais serviços públicos essenciais, como a educação e a saúde, uma vez que proporciona o acesso permanente ao abastecimento de água, garantindo inúmeros benefícios às famílias”, ressaltou.
Além do subsecretário, estiveram presentes na inauguração o superintendente de Saneamento da Semad, Kleynner Lopes, a prefeita de Guanhães, Doris Campos Coelho, e o vice, Célio Augusto.
Segundo o vice-prefeito, antes dos poços tubulares profundos o abastecimento de água era um dos gargalos no município. “Chegamos a abastecer algumas casas com caminhão pipa, o que nos deixava extremamente chateados e emocionados quando as pessoas vinham nos dizer que não tinham água nem para fazer comida. Um dos primeiros passos do SAAE de Guanhães foi ir atrás dos recursos para fazer os poços. Foi um sucesso total e, nesse ano, podemos dormir tranquilos porque não vai ser falta d’água que vai nos tirar o sono”, relata.
Ainda durante a agenda no município, o subsecretário Rodrigo Franco visitou as instalações para melhorias sanitárias na comunidade rural de Sítio Alegre, que estão em andamento.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado