Pesquisar
Close this search box.

Política

Parlamento reflete diversidade do Estado e de suas demandas

Publicados

em

Imagem

A 20ª Legislatura da Assembleia de Minas reflete a diversidade do Estado e tem se destacado por ouvir os anseios e demandas dos diversos segmentos da sociedade mineira. Na atual composição, o Parlamento tem o presidente mais jovem desde a redemocratização, o deputado Tadeu Martins Leite (MDB), de 36 anos. A deputada Leninha (PT) é a primeira mulher negra a compor a Mesa da Assembleia e forma, juntamente com outras 14 parlamentares, a maior bancada feminina da história.

O Parlamento “mais representativo e plural”, como destacou o presidente na cerimônia de posse, tem, ainda, 14 parlamentares que se declararam pretos ou pardos, o maior número desde que essa informação passou a ser registrada. Outra marca da 20ª Legislatura é a maior participação de parlamentares jovens, entre os quais a deputada estadual mais jovem da história de Minas Gerais, Chiara Biondini (PP), 21 anos.

Essa pluralidade se reflete também nos debates e nas demandas atendidas neste primeiro semestre. Em março, na semana em que se celebra o Dia Mundial da Síndrome de Down, o Plenário aprovou projeto de incentivo à contratação de pessoas com deficiência pelas empresas prestadoras de serviços aos órgãos e entidades do Estado.

Outra norma aprovada em definitivo alterou diversas leis estaduais para atualizar a terminologia utilizada em referência às pessoas com deficiência, suprimindo a expressão “pessoa portadora de deficiência”, considerada inadequada e preconceituosa. Audiência pública e iluminação especial do Palácio da Inconfidência também marcaram as celebrações do Dia Mundial da Síndrome de Down.

Imagem

A fachada da sede do Legislativo também se cobriu de arco-íris para celebrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, em maio. Em audiência sobre o enfrentamento da discriminação e da violência contra esse segmento da população, participantes reivindicaram maior atuação do poder público para garantir direitos elementares, entre os quais o direito à vida.

Leia Também:  Prefeitos defendem implantação da tarifa zero

Ainda em maio, a Assembleia lançou uma agenda de diálogos para a construção do Estatuto da Igualdade Racial no Estado. A previsão é de que o trabalho dure meses e envolva amplo debate com diversos segmentos da sociedade para coletar sugestões para o documento. Outras pautas atuais, como o combate à gordofobia, também foram tratadas nessa Legislatura.

Imagem

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) segue como ação de Educação para a Cidadania voltada para estudantes do ensino médio. No lançamento da edição de 2023, que debaterá o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”, o presidente da ALMG conclamou os jovens a se aproximarem da política e a participarem cada vez mais na construção de propostas para a juventude. Integram essa edição 137 câmaras municipais.

Políticas públicas para mulheres são reforçadas

A atenção às políticas públicas para as mulheres também já é um destaque da 20ª Legislatura. Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Plenário aprovou proposições para combate à violência doméstica, para reeducar agressores e para ampliar a divulgação dos canais de denúncias, entre outros temas ligados a essa causa.

Projetos específicos sobre a saúde feminina também foram aprovados, como o que trata do diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto ou o que estabelece prazo para tratamento da hipertrofia mamária no Sistema Único de Saúde (SUS). Diversas outras proposições que fortalecem os direitos da mulher seguem tramitando e serão votadas ao longo da 20ª Legislatura.

Imagem

A saúde da mulher também foi tema do ciclo de debates “Saúde para Todas”, realizado no âmbito do evento Sempre Vivas. A discussão abarcou aspectos biológicos e sociais relacionados ao tema. O Sempre Vivas é uma iniciativa da Assembleia realizada anualmente, desde 2019, para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Leia Também:  Cigarros apreendidos em presídio de Neves ainda têm destinação incerta

A ocupação de espaços institucionais por mulheres, o fortalecimento de movimentos sociais e a destinação de investimentos financeiros para o cuidado de grupos vulneráveis foram algumas iniciativas defendidas durante as palestras. Também foi ressaltada a ligação direta entre as múltiplas jornadas de trabalho das mulheres e o adoecimento mental delas.

Ações institucionais ganham reforço

Imagem

Iniciativas institucionais com impactos sociais importantes também estão em curso nessa Legislatura. É o caso do Assembleia Sustentável. Lançado em 2010, com foco na dimensão ambiental, o programa passa a contemplar, a partir deste ano, também os aspectos social e de governança, num conceito mais contemporâneo de sustentabilidade.

O Assembleia Sustentável é um dos nove projetos do Direcionamento Estratégico da Assembleia que serão executados no biênio 2023-2025. As iniciativas são focadas em inovação e transformação digital. Já a diretriz da nova carteira de projetos do Direcionamento enfatiza a atuação do Legislativo baseada em diálogo, independência e inovação, questões centrais na proposta de trabalho da atual Mesa da ALMG.

A Assembleia passa a abrigar ainda a Feira da Agricultura Familiar, realizada mensalmente, em toda primeira quinta-feira. A iniciativa busca não apenas valorizar os produtos tradicionais mineiros, mas também gerar emprego e renda para os pequenos produtores rurais.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Mapeamento revela grande circulação da ômicron BQ.1 no estado

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA