Pesquisar
Close this search box.

Saúde

SUS disponibilizará novo medicamento para tratamento contra HIV

Publicados

em

Dovato terá a combinação de dois medicamentos usados no combate ao HIV
Breno Esaki/Agência Saúde DF

Dovato terá a combinação de dois medicamentos usados no combate ao HIV


O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a disponibilizar um novo medicamento para o tratamento do HIV . Se trata do Dovato, uma combinação dos antivirais dolutegravir e lamivudina , que atualmente são disponibilizados separadamente.

O Dovato foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2021 e, na época, a entidade afirmou que a medicação em dose única facilita o tratamento das pessoas portadoras do vírus.

O novo medicamento, entretanto, ainda está na fase de licitação e o Ministério da Saúde só deve começar a liberá-lo para a distribuição nos estados a partir de dezembro deste ano.


Pessoas infectadas pelo vírus do HIV com mais de 12 anos de idade e com mais de 40 kg poderão ingerir o Dovato, remédio que age no bloqueio das ezimas utilizadas pelo HIV para se multiplicar dentro do corpo humano.

Além disso, a bula da medicação indica que ela aumenta a quantidade das células CD4, que atual na manutenção do sistema imune dos soropositivos, combatendo novas infecções.

Leia Também:  Superfungo: São Paulo confirma primeiro caso de Candida auris

Fonte: Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

“Todos por Paola: Uma Corrente de Esperança para salvar sua vida !

Publicados

em

Hoje, compartilhamos a história de Paola Duarte Silva, uma jovem de apenas 22 anos, natural de Passos (MG), que enfrenta uma batalha árdua contra a aplasia medular, uma doença rara e grave que ameaça sua vida. Paola é filha do corretor de imóveis Ângelo Henrique Silva, muito conhecido em Passos por sua trajetória no mercado imobiliário. Agora, ele e sua família precisam da ajuda de todos nós para salvar a vida de sua filha.

O que é a aplasia medular?

A aplasia medular é uma condição rara em que a medula óssea — responsável por produzir as células do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas — para de funcionar adequadamente. Isso pode ocorrer devido a uma falha do próprio organismo, fatores ambientais, infecções ou até medicamentos.

Sem células sanguíneas suficientes, o corpo não consegue transportar oxigênio (glóbulos vermelhos), combater infecções (glóbulos brancos) ou evitar hemorragias (plaquetas).

Quais são os sintomas?

Os sinais da aplasia medular podem surgir de forma sutil e variar de pessoa para pessoa. Entre os mais comuns estão:
• Cansaço extremo e fraqueza, mesmo com pequenos esforços;
• Palidez acentuada devido à anemia;
• Tendência a hematomas ou sangramentos fáceis, como sangramento nasal ou nas gengivas;
• Infecções recorrentes ou de difícil tratamento;
• Falta de ar em atividades simples;
• Tonturas ou dores de cabeça frequentes.

Leia Também:  Covid-19: Anvisa volta exigir uso de máscara em aviões e aeroportos

No caso de Paola, os sintomas levaram ao diagnóstico, e agora ela precisa de um tratamento especializado para tentar a cura.

O desafio do tratamento

O tratamento para a aplasia medular é caro e muitas vezes inclui transfusões, medicações imunossupressoras e, em casos mais graves, transplante de medula óssea. Para Paola, o custo total do tratamento ultrapassa 500 mil reais, um valor que a família não pode arcar sozinha.

Como você pode ajudar?

A união de todos pode fazer a diferença na vida de Paola! Existem duas formas de contribuir:
• Pix da vaquinha online: 5209526@vakinha.com.br
• Pix direto para Paola: CPF 70003135608

Além disso, compartilhe essa campanha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Espalhar essa mensagem é essencial para alcançar mais pessoas que possam ajudar.

Uma mensagem do pai, Ângelo

“Hoje, como pai, peço a todos vocês, meus amigos, clientes e conhecidos, que nos ajudem. A Paola é uma menina cheia de sonhos e merece a chance de viver. Cada doação, cada compartilhamento, é uma esperança renovada para nossa família. Que Deus abençoe a todos vocês por nos apoiarem nesse momento tão difícil.”

Leia Também:  Estado distribui quase 130 mil imunizantes pediátricos contra covid-19

Para assistir ao vídeo de Paola e saber mais, acesse:

Vamos juntos mostrar que a solidariedade transforma vidas. Todos por Paola!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA