Polícia
PCMG promove curso sobre escuta especializada e depoimento especial

Estão abertas, até o dia 24 de julho, as inscrições para o curso “A Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes: Escuta Especializada e Depoimento Especial”, ofertado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A capacitação é destinada a servidores ativos das carreiras policiais e administrativas da instituição e de policiais civis de outros estados.
O curso, promovido por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG) em formato de Educação a Distância (EAD), é gratuito e oferece certificado aos participantes. A carga horária é de 20 horas/aulas, no período de 7 a 16 de agosto.
O objetivo é capacitar os servidores sobre o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, com orientações para a realização de uma escuta protegida, proporcionando o atendimento adequado e qualificado a esses públicos.
Inscreva-se e saiba mais na plataforma EAD: clique AQUI .
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
R$ 230 milhões para o terminal em Lafaiete
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Senar abre 100 vagas para cursos técnicos em Viçosa, Alvinópolis e Manhuaçu
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Distrito de JF será revitalizado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Indústrias mineiras superam desafios de vendas com apoio de consultorias especializadas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Feiraço consolida Ipatinga como referência
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Vereadora Marcela Trópia recebe Sindijori e reforça apoio à imprensa regional
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Leste tem a sua maior feira: a Expoleste