Facebook Instagram Youtube Whatsapp
Menu
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais

Tribunal de Justiça

7ª Câmara Cível homenageia desembargador Belizário de Lacerda

Publicados

2 anos atrás

em

2023-07-25

Por

Da Redação
Not-1---Despedida-Des.-Belizario-de-Lacerda.jpg
Magistrados enalteceram legado do desembargador Belizário de Lacerda, que presidiu a câmara por nove anos (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Os desembargadores Oliveira Firmo e Peixoto Henriques e a desembargadora Alice Birchal, da 7ª Câmara Cível, se reuniram nesta terça-feira (25/7) para homenagear o desembargador Belizário Antônio de Lacerda, que presidiu a turma julgadora por quase 10 anos e deixa o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tendo completado 44 anos de atuação na instituição.

A contribuição do magistrado também foi ressaltada pelo escrivão Luiz Carlos Dias dos Santos, em sessão que contou com a participação de todo o gabinete do desembargador Belizário de Lacerda, de advogados e servidores.

O homenageado, ao fim das manifestações, registrou sua gratidão. “Agradeço penhoradamente àqueles que me saudaram, que compareceram a essa despedida da presidência da 7ª Câmara, em especial aos colegas, advogados, servidores fiéis, que me deram condição de levar a bom termo o trabalho que me propus fazer. Meu maior orgulho e maior fortuna foi exatamente a de ter sido um contemporâneo de todos vocês. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com o desembargador Belizário de Lacerda, a razão de ter sido tantas vezes indicado para coordenar as atividades da 7ª Câmara se deve a uma concessão dos colegas, por sua experiência. “Assim, fui ficando na presidência e os laços entre nós foram progressivamente se afinando e se fortalecendo mais. Sou feliz por ter convivido com meus colegas”, concluiu.

Orador

O desembargador Oliveira Firmo falou em nome dos colegas. Afastado por motivo de saúde, ele quis estar presente para a despedida do magistrado. O orador citou poema de Fernando Pessoa sobre o sentimento de perda diante da passagem do tempo: “Eu amo tudo o que foi,/ Tudo o que já não é,/ A dor que já me não dói,/ A antiga e errónea fé,/ O ontem que dor deixou,/ O que deixou alegria/ Só porque foi, e voou/ E hoje é já outro dia.”

Not-2---Despedida-Des.-Belizario-de-Lacerda.jpg
Entre as qualidades citadas pelos colegas, foram mencionadas a competência, a firmeza, a eficiência e a objetividade do desembargador (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Dirigindo-se ao decano da 7ª Câmara, o desembargador Oliveira Firmo frisou que o passado é como uma paisagem que nos circunda, na qual o que há de permanência somos nós mesmos, e um cinzel que vai esculpindo nosso ser, carreando por vezes os cabelos e o viço e modificando nossa aparência, mas que não deve levar o brilho dos nossos olhos.

Ancestrais

“O certo é que o passado nos contém e a nossa história nos explica como conteúdo do passado. De lá colhemos nosso homenageado, filho de Rubens Correia de Lacerda e Helena Valadares de Lacerda, irmão de Ubaldo e dos gêmeos Rubens e Roberto, descendentes da grandiosa marianense Dona Joaquina do Pompéu, das mais importantes figuras da história mineira e do Brasil”, afirmou.

Percorrendo a história do magistrado, que descende do capitão Inácio de Oliveira Campos, neto de bandeirantes, e de Joaquina Bernarda Silva de Abreu Castelo Branco (1752-1824), que ocuparam o arraial de Buriti da Estrada. A matriarca, quando do adoecimento do marido, assumiu os negócios da família, tornando-se célebre pelo tino comercial e pela participação nos acontecimentos da época, apoiando os movimentos pela Independência e visitando o Imperador D. Pedro quando de sua vinda a Vila Rica. Registros apontam que ela chegou a ter 40 mil cabeças de gado.

Leia Também:  Plenário homenageia Edilene Lôbo pela posse no TSE

“Não a constrangeram saiotes e espartilhos. Fez-se senhora de um principado, nas palavras do Barão von Eschwege [geólogo, geógrafo, arquiteto e metalurgista alemão contratado pela coroa portuguesa para examinar o potencial minerário do país], dado o volume de terras que possuía, onde posteriormente se estabeleceram vários municípios da mesorregião Central mineira”, disse.

Segundo o orador, na galeria das pioneiras, “Dona Joaquina de Pompéu foi das maiores, e sua seiva e essência ressoam pela história afora, tendo prosperado em ilustre prosápia: para me limitar a alguns nomes, destacam-se Martinho Campos, Francisco Campos, os Melo Franco de Paracatu do Príncipe, os Cunha Pereira, Wenceslau Brás, Gustavo Capanema, Magalhães Pinto, Benedito Valadares e José Afonso da Silva, dentre muitos outros.

Not-3---Despedida-Des.-Belizario-de-Lacerda.jpg
Assessores, servidores e advogados estiveram presentes à sessão (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Excelência

Outras qualidades mencionadas pelo desembargador Oliveira Firmo foram os modos discretos, o “humor fino à inglesa”, a objetividade e a firmeza na condução dos trabalhos, sempre atencioso às demandas que lhe eram apresentadas, bem como o reconhecimento por sua carreira acadêmica, profissional e no magistério, e pela atuação na imprensa, como articulista do jornal Estado de Minas. “Somos reverentes à sua qualidade intelectual”, declarou.

“Mas a coroa com que lhe cingimos a cabeça foi mais de espinhos do que de ouro e pedrarias. O desembargador Belizário amargou todas as vicissitudes e glórias da carreira, desde os tempos difíceis anteriores à Constituição de 1984. Se tomo a honra de porta-voz oficial dos colegas, não cairei no lugar-comum de me referir a seu glorioso currículo, tão admirável e extenso que sua leitura se tornaria enfadonha. Isso daria a impressão de que houve somente sucessos, sem espaço para transparecer o sangue, o suor e as lágrimas que cada vitória teve como fatura resgatada”, ponderou.

Admiração

O desembargador Peixoto Henriques, endossando o elogio feito pelo orador, cumprimentou a “valorosa e leal equipe” do gabinete, ali presente, parabenizando-a pela “maravilhosa convivência”: Raissa Alvarenga Veloso, Patrícia Lacerda Mendes Arcanjo, Thiago Luiz Cardoso, Larissa Manso Batista Costa, Gabriel Machado Torres, Ana Beatriz Mattos Tavares, e o líder de todos, Marcelo Lourenço Leite. “Evoco ainda o Dr. Almir, e faço o registro especial de nosso estimado e querido Dr. Warley. Já sinto saudades”, disse.

Rememorando etapas da vida do homenageado, o magistrado propôs uma volta às origens da vocação do desembargador Belizário de Lacerda. “Há mais de meio século, das janelas de um ônibus que rumava para a capital mineira, um jovem via desaparecer, em meio à poeira vermelha da antiga estrada de terra, a preciosa imagem dos pais que, da acanhada rodoviária, acenavam-lhe em despedida. A família, a fazenda e a cidade natal, seu mundo até então, ficavam para trás. Hoje, ele termina com êxito a missão assumida naquela partida: a de honrar a tradição jurídica dos descendentes de Joaquina de Pompéu, ornada por nomes como os de Francisco Campos e José Afonso da Silva. Se ficou conhecida popularmente como ‘a baronesa do gado’, o jovem foi além, consagrado por nós como ‘Imperador da 7ª Câmara Cível’, comparou.

Leia Também:  Encontro de magistrados, promotores e defensores que aplicam método Apac é aberto em Frutal

Relação filial

A desembargadora Alice Birchal, ressaltando também aderir a todas as palavras anteriormente proferidas sobre a notável trajetória do homenageado, relembrou a própria entrada no Tribunal, quando o desembargador Belizário de Lacerda se disse disposto a assumir a função de “pai jurídico” da nova magistrada, oriunda da advocacia. “Sempre pude contar com a sua orientação, na condição de presidente da câmara, mas também na ajuda para os meus primeiros passos. Com muita honra, incorporei-me a essa turma julgadora”, disse.

A magistrada ofereceu ao desembargador Belizário de Lacerda, como testemunho de gratidão, uma edição da obra Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões, com notas e comentários de seu pai, Hennio Morgan Birchal. Para a desembargadora Alice Birchal, a lembrança da tradição literária portuguesa pode ser oportuna para os momentos que virão, “não só de retorno às origens de Pompéu, mas ao descanso e a outras produções”, já que a jurídica tem consistência suficiente, embora possa ser ampliada e existam, ainda, outras formas de seguir colaborando com a instituição.

O gerente da 7ª Câmara Cível, Luiz Carlos dos Santos, salientou tratar-se de uma data simbólica e muito significativa. “Manifesto minha profunda gratidão pela consideração, pelo respeito e pela confiança em mim depositada para comandar a secretaria. Alguns colegas vieram prestigiar essa última sessão e também se juntam à homenagem prestada pelos desembargadores Oliveira Firmo e Peixoto Henriques e pela desembargadora Alice Birchal. Humildemente me sinto obrigado a agradecer, em meu nome pessoal. O senhor representa para nós uma figura paterna na atividade jurídica, sabedor do ofício, um Imperador. Aprendi muito com o senhor. Todas as vezes que compareci ao seu gabinete com questões fui muito bem recebido. Creio que cumpri a contento a tarefa que me foi delegada. Desejo nesse novo ciclo todo o sucesso, êxito e felicidade, que o senhor certamente merece em sua história de vida”, afirmou.

Currículo

Belizário de Lacerda formou-se pela Faculdade de Direito da UFMG (1974), obtendo os títulos de mestre (1981) e doutor (1988) em Direito Administrativo pela mesma instituição. Aprovado em 1º lugar no concurso, ingressou na magistratura em 1979, tendo percorrido as comarcas de Ferros, Serro, Governador Valadares e Belo Horizonte. Foi promovido ao extinto Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais em 1997 e ao TJMG em 2003.

Além da magistratura e da redação de artigos e obras jurídicas, muitas das quais se tornaram referenciais, devotou-se ao magistério, lecionando na Faculdade de Direito Fundação Monsenhor Messias (Sete Lagoas/MG), na Fumec, na Faculdade de Direito da UFMG e no Centro de Altos Estudos da Polícia Militar de Minas Gerais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Notícias relacionadas:belizariocamaraciveldesembargadorhomenageialacerda
Da Redação

Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

12 meses atrás

em

2024-12-25

Por

@gmaisbrazil

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Tribunal multa presidente de Câmara no Norte de Minas

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
  • Últimas Notícias
Coluna Minas Gerais16 horas atrás

Antônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA

Coluna Minas Gerais22 horas atrás

Eletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas

Coluna Minas Gerais2 dias atrás

Programa leva ações de saúde direto à propriedade

Coluna Minas Gerais2 dias atrás

Cooxupé é líder no setor de Agricultura

Coluna Minas Gerais3 dias atrás

Agro brasileiro no centro das discussões globais

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 semanas atrás

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Há obras que informam. E há obras que, antes de qualquer coisa, tocam. Tocam como o vento passando pela pele,...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 mês atrás

Alpinópolis escreve sua própria história

  Há cidades que guardam suas histórias em silêncio — e há outras que resolvem contá-las. Nos dias 5 e...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 mês atrás

Enquanto o Estado celebra a indústria do álcool, o Brasil paga a conta social do vício

A expansão da indústria de bebidas alcoólicas no Brasil tem sido apresentada por autoridades como símbolo de progresso econômico, geração...

MINAS GERAIS

GERAL1 mês atrás

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira...

ARTIGOS11 meses atrás

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está...

GERAL11 meses atrás

Relembre as principais ações do ex-presidente da Câmara

 Um Mandato que Fez História em Alpinópolis Hoje, 1º de janeiro de 2025, marca a posse de prefeitos, vice-prefeitos e...

POLÍCIA

Polícia11 meses atrás

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café...

Polícia12 meses atrás

PCMG localiza foragido do sistema prisional em Passos

No dia 18 de novembro de 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) localizou um homem de 27 anos,...

Polícia12 meses atrás

Em Alfenas Operação da Polícia Civil Desmantela Apologia ao Nazismo

Nesta terça-feira (17/12), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou uma operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão,...

ENTRETENIMENTO

EMOÇÕES3 semanas atrás

Lançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio

  Por Alex Cavalcante Gonçalves Na noite de 19 de novembro de 2025, o Clube Campestre Escarpas do Lago, em...

ENTRETENIMENTO2 meses atrás

Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município

Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias...

COLUNA MG2 meses atrás

Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município

Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Coluna Minas Gerais7 dias atrás

    Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro

  • Coluna Minas Gerais7 dias atrás

    Mucuri reforça representação na Assembleia

  • Coluna Minas Gerais7 dias atrás

    Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais

  • Coluna Minas Gerais6 dias atrás

    Armazéns da Casemg serão implodidos

  • Coluna Minas Gerais4 dias atrás

    Duplicação da BR 381 tem estudos

  • Coluna Minas Gerais3 dias atrás

    Uberlândia com bebês abaixo do peso

  • Coluna Minas Gerais3 dias atrás

    Agro brasileiro no centro das discussões globais

  • Coluna Minas Gerais2 dias atrás

    Cooxupé é líder no setor de Agricultura

É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem a autorização por escrito do autor e / ou editor

nos siga nas redes sociais

Facebook Instagram Youtube Whatsapp

Hospedado por

Copyright © 2020 - 2022 | Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL

desenvolvido e hospedado por

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL