ESPORTES
O que cada seleção precisa fazer para se classificar na Copa do Mundo Feminina?

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023™ está na sua segunda rodada e, com ela, começou a matemática das possíveis classificações para as oitavas, sendo que Espanha e Japão já garantiram suas vagas. Para facilitar, confira o que precisa acontecer para cada seleção preencher o mata-mata nos próximos jogos.
Grupo A
A definição das duas vagas foi emocionante, indo até o apito final do confronto entre Nova Zelândia e Suíça, que resultou na eliminação de uma das coanfitriãs da Copa. A Suíça foi o time mais consistente, terminando invicta e levando sem gols, enquanto a Noruega desencantou na última rodada, fez 6 a 0 sobre as Filipinas e saltou da lanterna para o segundo lugar.
Grupo B
Próximos jogos:
-
Irlanda x Nigéria – 31 de julho (3ª rodada)
-
Canadá x Austrália – 31 de julho (3ª rodada)
Austrália – A seleção anfitriã (e dona do palco da grande final) fica em situação de extrema pressão, precisando de uma vitória sobre o Canadá na última rodada. Um empate só renderia a vaga em caso de uma derrota por mais de um gol da Nigéria contra a eliminada Irlanda. Hoje as nigerianas têm um gol de saldo, enquanto as australianas estão com saldo zerado.
Canadá – Após o empate na estreia diante da Nigéria, o Canadá buscou uma vitória contra a Irlanda para chegar um pouco mais tranquilo à última rodada. A seleção só depende de seus esforços para se classificar: um empate é o bastante.
Nigéria – A grande vitória sobre a anfitriã Austrália , de virada, deixa as africanas em excelente posição. O tempo só precisa de um empate contra as irlandesas para ir às oitavas. Em caso de uma derrota, as africanas precisariam torcer por um triunfo canadense ou um empate sem gols na outra partida.
Irlanda – Zerada na pontuação após duas rodadas, a seleção estreante está eliminada.
Grupo C
Espanha e Japão sobraram em seus dois primeiros jogos, vencendo cada um a Costa Rica e a Zâmbia, com algumas das exibições mais impressionantes do torneio até aqui. Agora, na terceira rodada, as duas permaneceram disputando a liderança da chave.
Grupo D
Próximos jogos:
-
Haiti x Dinamarca – 1ª de agosto (3ª rodada)
-
China x Inglaterra – 1ª de agosto (3ª rodada)
Dinamarca – Depois da derrota para a Inglaterra, a Dinamarca precisa de um resultado melhor contra o Haiti do que o que a China obteve contra a Inglaterra.
Inglaterra – Se a China não vencer o Haiti, a Inglaterra estará classificada às oitavas.
China – Após vencer o Haiti, a China precisa de um resultado melhor contra a Inglaterra do que a Dinamarca obteve contra o Haiti.
Haiti – O Haiti ainda terá chance de classificar na próxima rodada, mas precisa derrotar a Dinamarca por dois gols de diferença e torcer para a Inglaterra ganhar da China.
Grupo E
Próximos jogos:
-
EUA x Portugal – 1º de agosto (3ª rodada)
-
Holanda x Vietnã – 1º de agosto (3ª rodada)
Estados Unidos – Os Estados Unidos só precisam de um empate na terceira rodada para se classificarem. Se vencerem e a Holanda também, as americanas só precisam manter a vantagem de saldo de gols (+2) para terminarem na ponta.
Holanda – Para se classificar já na segunda jornada, a Holanda só precisa de um empate.
Portugal – Estreante, a equipe lusitana ainda tem chances, mas a missão é bastante desafiadora: vencer os Estados Unidos na última rodada, se não quiser depender de uma combinação de resultado. Outro cenário seria um empate com os americanos acompanhados por um revés da Holanda contra o Vietnã.
Vietnã – Com duas derrotas, o Vietnã está eliminado.
Grupo F
Próximos jogos:
-
Jamaica x Brasil – 2 de agosto (3ª rodada)
-
Panamá x França – 2 de agosto (3ª rodada)
Brasil – A Seleção Brasileira precisa vencer a Jamaica para se classificar às oitavas de final, para não depender de outros resultados. Em caso de empate, o tempo ainda teria chance, mas precisaria que a França fosse derrotada pelo Panamá.
França – A França assume a liderança, superando a Jamaica devido ao número de gols marcados (dois contra um). Um empate diante das panamenhas na final da rodada já basta pela classificação.
Jamaica – A vitória contra o Panamá deixa o time caribenho em situação mais promissora na última rodada. Um empate com o Brasil é o suficiente para uma classificação histórica ao mata-mata.
Panamá – Zerado após duas derrotas, o estreante Panamá está eliminado.
Grupo G
Próximos jogos:
-
África do Sul x Itália – 2 de agosto (3ª rodada)
-
Argentina x Suécia – 2 de agosto (3ª rodada)
Suécia – A Suécia está classificada às oitavas.
Itália – Para se classificar sem depender do resultado de Argentina x Suécia, a Itália precisa vencer a África do Sul.
África do Sul – A África do Sul precisa vencer a Itália na última rodada e torcer para a Argentina não vencer a Suécia.
Argentina – A Argentina precisa vencer a Suécia na última rodada e torcer para a Itália não vencer a África do Sul.
Grupo H
Próximos jogos:
-
Marrocos x Colômbia – 3 de agosto (3ª rodada)
-
Coreia do Sul x Alemanha – 3 de agosto (3ª rodada)
Alemanha – A Alemanha precisa vencer a Coreia do Sul para se classificar sem depender de uma combinação de resultados. Uma derrota de Marrocos para a Colômbia também bastaria.
Colômbia – Um empate com o Marrocos é o bastante para as colombianas se classificarem às oitavas e com a primeira colocação do grupo. Nem mesmo uma derrota por quatro gols de diferença, porém, resultaria em sua eliminação.
Coreia do Sul – Derrotada pelo Marrocos, a Coreia do Sul ainda tem chances mínimas de classificar: precisa golear a Alemanha e torcer pela derrota de Marrocos.
Marrocos – O time africano aguarda o resultado da segunda rodada do grupo. Caso a Colômbia não vença hoje, as marroquinas seguiriam às oitavas em caso de triunfo no confronto direto pela jornada final.
Mais no site da FIFA
-
Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023
-
Tabela completa de jogos do Mundial: saiba onde assistir em streaming ou pela TV
-
Veja os gols e os melhores momentos de todos os jogos em clipes de dois minutos
Fonte: Esportes


CIDADES
Coritiba SAF Expande Fronteiras e Chega a Minas Gerais com Projeto Inovador

O Coritiba Foot Ball Club SAF está oficialmente expandindo suas raízes para Minas Gerais. Através de seu representante no estado, o jornalista, Alex Cavalcante, ex-secretário de Esportes de Alpinópolis, o clube paranaense avança com um projeto que promete transformar o cenário esportivo da região. Nesta primeira fase, o Coritiba SAF firmará parceria com sete escolinhas sociais, todas com um diferencial inovador: a filiação será realizada sem custo de franquia, royalties ou mensalidades para o poder público, em contrapartida o clube exige o atendimento com qualidade para as crianças que serão assistidas pelo projeto. Esse formato foi resultado direto das negociações entre Alex Cavalcante e a diretoria do clube, garantindo acesso gratuito ao projeto para centenas de jovens talentos.
Quem representou o Coritiba nas visitas às cidades mineiras foi Christian Korgut, gerente das escolas “Coxa” e diretor do futebol feminino do clube. Profissional com mais de 20 anos de experiência no futebol – incluindo passagens pela Europa –, Christian ficou impressionado com o potencial do Sul de Minas. Ele acredita que a região oferece um celeiro de atletas promissores e merece ser explorada com um projeto estruturado e profissional. Além disso Korgut destaca a preocupação do Coritiba na formação cidadã e contribuição social.
Sicoob Sarom: O Diferencial que Conquistou o Coritiba
Um dos pontos altos da visita foi a reunião com o Sicoob Sarom, em São Roque de Minas. A cooperativa de crédito será parceira exclusiva do Coritiba SAF na cidade, oferecendo suporte financeiro e estrutural ao projeto. Durante sua passagem por São Roque, Christian Korgut conheceu a atuação do Sicoob na transformação social e conversou com lideranças da instituição, incluindo João Leite (Joãozinho), presidente do Sicoob Sarom; Tadeu, diretor de contabilidade e financeiro; Lucas, vice-presidente; Fernando, diretor administrativo; Fabián, secretário de esportes da cidade, além de Zezinho, da secretaria de esportes.
O impacto positivo do modelo de gestão e educação financeira aplicado pelo Sicoob foi tão grande que Christian pretende levar essa metodologia para todas as escolas de futebol que gerencia no Paraná. A parceria reforça a visão do Coritiba de que esporte e educação devem caminhar juntos na formação de cidadãos e atletas.
São José da Barra Sai na Frente e Outras Cidades Confirmam Parceria

Visita Técnica ao Estádio municipal de Furnas – Alex Cavalcante – Jailsom, Christian Korgut e Éric Maguila
A primeira cidade mineira a assinar o convênio foi São José da Barra, com um trabalho de destaque do diretor de esportes Erick Maguila, do vice-prefeito Jailsom e do prefeito Marcelinho Silva, ambos não mediram esforços para firmar o convênio. O apoio do poder público foi essencial para a concretização da parceria e serve de exemplo para outros municípios interessados.
Além de São José da Barra, outras cidades já confirmaram adesão ao projeto, incluindo Ibiraci, Cássia, Pratápolis, Bom Jesus da Penha, Paíns e São Roque de Minas. Municípios como Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Muzambinho, Guaxupé e São Pedro da União estão em fase de avaliação e devem dar um retorno em breve.
A expansão não para por aí: já está em planejamento a maior inauguração de escolinhas do projeto, com agenda prevista para mais 15 cidades na Zona da Mata e no Norte de Minas. A expectativa é que, nesta primeira fase, o Coritiba SAF consiga atender até 4 mil alunos no estado de Minas Gerais.
Um Projeto Esportivo com Visão Empresarial e Social

Fernando, Zezinho, Tadeu, Christian, Alex, Guilherme, Lucas, Fabian, Igor
A chegada do Coritiba SAF a Minas Gerais vai muito além do futebol. O modelo adotado une desenvolvimento esportivo, inclusão social e fortalecimento econômico, tornando-se um projeto de referência para todo o país. Com apoio de instituições sólidas como o Sicoob Sarom e o engajamento de lideranças regionais, o clube paranaense amplia sua atuação e reforça seu compromisso com o futuro do esporte brasileiro.
O Sul de Minas já entrou no radar do Coritiba. Agora, o próximo passo é transformar essa oportunidade em uma história de sucesso dentro e fora dos gramados.
“Com mais de uma década trabalhando com esporte e mais de 30 anos como atleta amador, entendo que o esporte vai muito além da prática em si. Não basta apenas dizer que apoia o esporte; é preciso compreender as leis de incentivo, diferenciar esporte de rendimento e de lazer e, principalmente, enxergá-lo como uma ferramenta de formação cidadã. O verdadeiro impacto do esporte se dá quando ele está integrado a políticas públicas de saúde, educação e segurança. Nosso objetivo é estruturar projetos que realmente transformem vidas, criando oportunidades concretas para o desenvolvimento esportivo e social das cidades.” – Alex

Representante das EScolas Coxa em Minas , Alex Cavalcante, o presidente do Sicoob Sarom, Joãozinho Leite e o gerente das escolas Coxa, Christian Korgut
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas