Minas Gerais
Vice-governador destaca esforços para desenvolvimento do agro mineiro na Fenaminas
O vice-governador, Professor Mateus, participou, neste sábado (29/7), do encerramento da 1ª Feira de Negócios e Tecnologia do Cerrado Mineiro (Fenaminas), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.
Durante cinco dias, produtores rurais da região tiveram acesso a novas tecnologias, produtos e serviços com o objetivo de aumentar a rentabilidade e sustentabilidade dos negócios.
Estima-se que os 61 expositores movimentaram R$ 500 milhões.
Consideradas uma das regiões mais produtivas e promissoras do país, o Alto Paranaíba e o Triângulo Mineiro respondem por 15,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, colaborando com 11,9% dos empregos formais.
Durante seu discurso, Professor Mateus destacou a pujança do agronegócio nos últimos anos. “A agricultura e a pecuária alcançaram uma representatividade muito expressiva na economia mineira, representando quase 25% do PIB mineiro”, explicou.
O vice-governador também citou o papel de relevância tanto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) quanto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), de levarem assistência técnica e pesquisa para o homem do campo.
“Acrescento o trabalho do Sebrae, mostrando para o produtor que ele é um empresário. Aquilo que está na mão dele é um negócio, e que há possibilidade de continuar crescendo”, afirmou.
Apoio
Professor Mateus enfatizou que o compromisso do Governo de Minas permanecerá com o apoio dado nos últimos anos, como melhorias na infraestrutura energética e logística para proporcionar produções e escoamento de mercadorias mais seguros. “Sabemos, também, da deficiência da mão de obra, mas fico feliz em destacar que o projeto do estado, o Trilhas do Futuro, tem garantido a qualificação do trabalhador no campo”, avaliou.
Por fim, o vice-governador agradeceu o trabalho desempenhado pelos produtores rurais em todo o estado. “Eu tenho muito orgulho dos nossos produtores. Vocês são a nossa maior esperança de ampliação da riqueza desse estado. O mineiro tem muito orgulho da sua origem do campo”, finalizou.
Agradecimento
Ainda pela manhã, Professor Mateus, acompanhado do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e da deputada estadual Lud Falcão, participou de um café com vereadores, lideranças classistas e prefeitos da região.
Tanto o prefeito quanto a deputada agradeceram o Governo de Minas pelos investimentos na cidade e na região em áreas estratégicas, como rodovias, saneamento, saúde e educação.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.