Minas Gerais
Fundação Ezequiel Dias realiza exposição do Programa Ciência em Movimento na Biblioteca Pública Estadual
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) celebra 116 anos em 3/8. Como parte do cronograma das ações de aniversário, o Programa Ciência em Movimento da Funed realiza, nos dias 9 e 10/8, no anexo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – no Prédio Professor Francisco Iglesias (Rua da Bahia, nº 1889, Centro) – a exposição “Animais Peçonhentos: conhecer e não temer”. O evento ocorrerá das 9h às 17h nos dois dias.
Você sabia que a primeira sede da Funed foi justamente na Biblioteca Pública Estadual? O fato torna o cenário ainda mais especial para celebrar o aniversário da fundação com uma exposição que atrai os olhares de crianças e adultos. Serão cerca de cinco stands com as temáticas: serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas e produção de soros. A exposição conta com diversos exemplares de animais peçonhentos, réplicas de serpentes, amostras fixadas de diferentes espécimes de importância médica, cabine interativa de escorpiões que emitem fluorescência com luz UV, maquetes, além de totens com jogos e aplicativos sobre os temas abordados.
Segundo a coordenadora do programa, Giselle Agostini Cotta, os visitantes da exposição terão a oportunidade de conhecer mais de perto esses animais, alguns deles muito comuns nos ambientes urbanos. “Conhecê-los é fundamental para que medidas de prevenção aos acidentes sejam adotadas pelos cidadãos. Especialmente em relação ao escorpião amarelo, o animal peçonhento que causa o maior número de acidentes por envenenamento, principalmente em Minas Gerais”, alerta.
Ciência em Movimento
A Funed disponibiliza, por meio do Programa Ciência em Movimento, uma exposição diferente, que leva conhecimento científico e informação para as comunidades. A iniciativa, que celebra 11 anos também no dia 3/8, consiste em exposições itinerantes e proporciona acesso a materiais e atividades educativas, de conteúdo científico e tecnológico, com abordagem lúdica e interativa.
Sobre a Funed
Fundada em 1907, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) trabalha há 116 anos buscando soluções em saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com três áreas de atuação, que envolvem pesquisa, laboratório e indústria, é reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais.
Serviço
Exposição programa Ciência em Movimento
Data: 9 e 10/8
Horário: 9h às 17h
Local: Anexo da Biblioteca Pública Estadual, no Prédio Professor Francisco Iglesias (Rua da Bahia, nº 1.889, Funcionários)
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.